Noticias

Dia Nacional do Diabetes acontece amanhã, 26 de Junho.

Dia 26 de Junho é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, a Associação de Diabéticos de Santa Bárbara d'Oeste vai realizar no Novo Terminal Urbano atividades de detecção do Diabetes e aferição de pressão arterial.

As atividades começam as 8h e irão até as 12h. A Associação pede para que a população participe.

De acordo com o Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), no Brasil, atualmente, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o equivalente a 6,9% da população e o alerta é que esse número está crescendo.

Segundo a SBD, diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, e o corpo precisa disso para utilizar a glicose obtida por meio de alimentos e que gera energia.

Com diabetes, o organismo da pessoa não fabrica insulina e então não consegue utilizar a glicose adequadamente. Com isso, o nível de glicose no sangue fica alto, a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

O diabetes exige alguns cuidados do paciente que devem ser levados para toda a vida, como medir a glicemia, tomar medicamentos, e praticar exercícios físicos. Uma alimentação equilibrada e ajustar hábitos alimentares faz parte da rotina.

No site da Sociedade Brasileira de Diabetes há diversas informações sobre a doença: www.diabetes.org.br



Rádio Luzes