Noticias

Diocese de Piracicaba orienta paróquias sobre retomada de celebrações

A Diocese de Piracicaba emitiu hoje, dia 3 de junho, uma nota orientando as paróquias sobre a retomada de celebrações religiosas com a presença de fiéis nas igrejas que estão sob sua subordinação. Na "Nota de Orientação" o Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Fernando Mason, diz que há "urgência por parte do clero e das comunidades católicas de se ter uma orientação comum". Ele pede que as comunidades sigam as orientações oficiais dadas pelas autoridades competentes e cita os decretos do Governo do Estado, das prefeituras e determinações do Ministério Público. A nota também diz que, havendo possibilidade de cumprir com todas as exigências, as missas, casamentos, batizados e outras celebrações litúrgicas poderão voltar a ser celebradas.

Na retomada das celebrações presenciais, o bispo pede que as equipes de liturgia e música sejam reduzidas ao mínimo e os eventos devem ser mais breves. Também são dadas orientações sobre como devem ser as comunhões.

"Vivamos esse momento com esperança e ânimo fiel. Rogamos a Deus pela intercessão de Nossa Senhora e de Santo Antônio, nosso Padroeiro, que nos liberte dessa pandemia e de todos os males e enfermidades" finaliza Dom Fernando.

O Diretor de Comunicação da Diocese, Padre Anselmo Cardoso Martiniano, explica que "tendo em vista as diferentes orientações municipais acerca das regras de flexibilização da quarentena, decorrente do enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), alguns municípios autorizaram a realização de atos litúrgicos com a presença dos fiéis".

Ele informou que "a Diocese de Piracicaba é composta por 15 municípios, sendo que destes somente Piracicaba e Rafard possuem decreto municipal autorizando as celebrações litúrgicas com a presença dos fiéis. Entretanto, sabendo das diferentes orientações, e tendo muitas outras em comum, a orientação que se tem para os párocos e comunidades é que estejam atentos aos requisitos necessários nos decretos municipais para a retomada das atividades litúrgicas".

Padre Anselmo alerta que ainda permanecem vetados os encontros de catequese e demais encontros formativos. "A princípio, somente as missas e celebrações litúrgicas estão sendo autorizadas, mas sempre com a atenção quanto aos decretos de distanciamento social e aglomeração de pessoas, orientando a higienização das mãos e o uso obrigatório de máscaras".



Rádio Luzes