Noticias

Melhor ataque da Libertadores, Grêmio se divide em diferença de estilos para decidir vaga

Há duas semanas, o Grêmio fez 2 a 0 sobre o Atlético Tucumán, no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, e comprovou a sua força ofensiva mesmo sem a figura de um centroavante de origem. Para esta terça-feira, às 21h45, no duelo que decide a vaga à semifinal, na Arena, o técnico Renato Portaluppi terá Jael como opção. Só que não necessariamente para começar a partida.

A figura do camisa 9 estará outra vez no elenco. Com ou sem o homem de referência no ataque, o Tricolor se mantém como melhor ataque da competição, ao lado do Palmeiras, com 18 gols. Além disso, não foi às redes em apenas uma das nove partidas disputadas até o momento.

O "Cruel" está recuperado de cirurgia feita no joelho direito há . A primeira projeção era de retorno em 35 dias, mas o centroavante já está à disposição após dois treinos com bola. Uma possível entrada no time poderia ocorrer automaticamente na vaga do suspenso Maicon, embora improvável. Até porque o Grêmio teve sucesso sem a figura central do ataque na Argentina.

Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Cícero, Thaciano (Jael ou Thonny Anderson), Ramiro, Alisson, Everton e Luan.

Alisson foi a novidade no time naquela partida. Fez um gol e deu passe para outro, anotado por Everton. Luan atuou mais avançado, mas com a liberdade para flutuar pelo setor, como de praxe, sem precisar se manter fixo entre os zagueiros (veja na imagem abaixo). Para o camisa 7, não é um problema atuar sem a referência a sua frente.

  • A única coisa que muda é que não estava jogando como falso 9. Mas para mim não faz diferença, quero poder ajudar minha equipe a vencer os jogos. Eles têm a estratégia deles bem definida, vamos trabalhar para jogar em cima disso. Naquele jogo, o Renato optou por esta formação e deu certo. Agora podemos manter. Ele vai decidir como que vai ser - disse Luan.

O Tricolor tem 18 gols marcados na Libertadores. Jael e Alisson, os "representantes" dos dois estilos diferentes do Grêmio, anotaram dois, cada. Aliás, só em uma partida os gaúchos não balançaram as redes adversárias: empate em 0 a 0 com o Cerro Porteño, no Paraguai.

Como Maicon está suspenso, ambos podem atuar juntos, embora a tendência aponte para o Cruel no banco, pelo tempo parado. Nesta hipótese, Ramiro seria recuado para atuar na vaga do capitão, ao lado de Cícero (veja na imagem abaixo).

Há ainda uma terceira via, com a entrada de Thonny Anderson. O meia de origem fez nas últimas partidas a função de centroavante e atuaria na referência do setor ofensivo. O fato é que o retorno de Jael, além de André, Michel e Marinho – que não estão relacionados, mas recuperados de lesão – encorpa o grupo nesta reta final de ano.

  • São jogadores de qualidade, quem ganha sempre é o Grêmio. Eles estão voltando e o elenco fica mais forte, mais encorpado - comentou Pedro Geromel, capitão nesta terça com a ausência de Maicon.

A vitória por 2 a 0 na Argentina dá a possibilidade de o Grêmio se classificar mesmo em caso de derrota por um gol de diferença. Se o Tucumán devolver o resultado, a decisão vai para os pênaltis. Vitória dos visitantes por dois gols, a partir de 3 a 1, elimina o Tricolor. Com previsão de 49 mil pessoas na Arena, a partida que vale um lugar na semifinal começa às 21h45.

GRÊMIO X ATLÉTICO TUCUMÁN - LIBERTADORES - QUARTAS DE FINAL (VOLTA)

  • Local: Arena, em Porto Alegre
  • Data e hora: terça-feira (02/10), às 21h45
  • Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Cícero, Thaciano (Jael ou Thonny Anderson), Ramiro, Alisson, Everton e Luan.
  • Desfalque: Maicon (suspenso)
  • Pendurado: Kannemann
  • Provável Tucumán: Luchetti; San Román, Lamas, Cabral e Abero; Aliendro, Mercier, Acosta e Barbona; Pulga e Leandro Díaz.
  • Desfalques: Bianchi e Gervásio Nuñez (suspensos) e Noir (lesionado).
  • Pendurados: não há.
  • Arbitragem: Roberto Tobar, do Chile, apita a partida, auxiliado por seus compatriotas Christian Schiemann e Claudio Rios. Júlio Bascuñan será o responsável pela arbitragem de vídeo (VAR).
  • Transmissão: TV Globo transmite ao vivo a partir das 21h45 para o Rio Grande do Sul. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.


Rádio Luzes