Noticias

Praça Central recebe evento do Setembro Amarelo nesta sexta-feira

Ouvir o próximo com respeito e atenção. Muitas vezes esse simples gesto pode ajudar a preservar inúmeras vidas. É com esse intuito que a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste convida a população para participar nesta sexta-feira (14) do evento alusivo ao Setembro Amarelo: “Falar é a Melhor Solução”. A iniciativa gratuita ocorrerá a partir das 8 horas na Praça Coronel Luiz Alves (Central).

O objetivo é trazer o tema suicídio para discussão, por meio dos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental e a Rede Intersetorial do Município. No local haverá declamação de poesia, apresentações de dança, aula de zumba, apresentação dos alunos do Grupo Rodarte (APAE), exposição de trabalhos desenvolvidos pelos pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), quick massage, aferição de pressão arterial, além de orientações diversas sobre o tema e atividades de sensibilização.

Desde o início do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais setores da Secretaria de Saúde contam com decoração especial e Salas de Espera Ativa voltadas ao Setembro Amarelo. Para usuários do serviço, a Prefeitura oferece tratamento nos setores de Saúde Mental, além de acolhimento nas UBSs e atendimento para os casos de urgência nos prontos-socorros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídios poderiam ser evitados, caso a pessoa buscasse ajuda e atenção de quem está à sua volta. No Brasil, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que contam com apoio de órgãos e entidades públicas para divulgação dos temas da campanha.



Rádio Luzes