Noticias

Prefeito Denis Andia inaugura novo CAPS AD de S.Bárbara

Estrutura ampla, moderna e acolhedora aos usuários com demandas graves, devido ao uso de álcool e outras drogas. Santa Bárbara d’Oeste ganhou um importante reforço na área da Saúde Mental. O prefeito Denis Andia inaugurou nesta sexta-feira (5) o novo CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), no Jardim Fernando Mollon. O atendimento aos usuários do serviço terá início na segunda-feira (8).

Com 673 metros quadrados de construção, o CAPS fica localizado à Rua José Fernando Mollon, 245, e é um dos maiores da região. O prédio conta com sala de espera, recepção/atendimento, sala de arquivo, sala administrativa, consultórios, sala de medicação, posto de enfermagem, quartos coletivos com banheiro, sanitários adaptados, refeitório, vestiários, copa, cozinha, sala de atividades coletivas, espaço externo coberto para atividades, entre outras dependências.

O prefeito Denis Andia ressaltou que esse CAPS é um trabalho feito a várias mãos com envolvimento de muitas pessoas preocupadas com a Saúde Mental. “Mais uma vez tenho a satisfação de entregar um espaço útil à Saúde barbarense. O CAPS tem uma função específica e muito importante que é dar atendimento, acolhimento, tratamento e condições de recuperação e ressocialização das pessoas que por algum motivo na sua vida enveredaram pelo caminho do uso excessivo de álcool e uso das drogas, além de envolver as famílias desses pacientes”, frisou. “Que Santa Bárbara d’Oeste possa ser uma ponta de esperança, juntamente com outras cidades da região, para um Brasil diferente”, complementou.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Lucimeire Coelho Rocha, relembrou a dedicação de todos os funcionários envolvidos e os agradeceu. “Gostaria de agradecer o prefeito Denis pela oportunidade, a todos os envolvidos pelo desafio cumprido e dizer que esse é mais um serviço da Rede Municipal de Saúde que leva dignidade e qualidade de vida ao cidadão barbarense”, disse. “Já está virando rotina inaugurar obras de Saúde na cidade. Parabéns ao prefeito Denis e todos os servidores”, ressaltou o vereador, Celso da Bicicletaria, que no ato representou o Poder Legislativo barbarense.

Segundo a gerente de redes de atenção do Programa Saúde em Ação, da Secretaria de Estado de Saúde, Fátima Palmeira Bombarda, a coletividade e assistência à saúde trazem benefícios à população. “Quando iniciamos essa idealização na Secretaria entendíamos da necessidade de ampliar o acesso desse serviço à população. Mas o projeto tomou uma grande proporção e uma alma muito bonita. Quando vemos essa cidade e equipe envolvidas nesse espaço podemos dizer que não há uma ideia sozinha. Podemos ver que todo o trabalho é conjunto e trouxe alegria a todos aqui”, explicou.

Realizada com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em convênio entre o Município e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), a nova unidade faz parte de um pacote de investimentos de mais de R$ 10 milhões, que prevê ainda a construção das novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Conjunto Roberto Romano e Jardim Laudissi e do São Francisco 2 e Santa Rita.

Participaram ainda da inauguração secretários municipais, representantes da Agemcamp, a presidente do Comusa, Nadir Amâncio de Lima, vereadores, representantes de entidades do Município e da sociedade civil.



Rádio Luzes