Noticias

Prefeitura busca faltosos da segunda dose

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste tem intensificado a busca por faltosos da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Por meio de busca ativa e contato telefônico, as equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) tem convocado a população com a segunda dose em atraso para comparecer em um ponto de vacinação e completar a imunização.

Atualmente pouco mais de 16 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso no Município. Entre os “faltosos” da segunda dose estão 10.726 pessoas que receberam a primeira dose com o imunizante da Pfizer/Biontech, 3.306 que foram imunizados com a vacina da AstraZeneca/Oxford e 2.379 que receberam o imunizante da Coronavac/Butantan.

As pessoas que já tomaram a primeira dose devem se atentar ao prazo para aplicação da segunda dose. Apenas após receber duas doses da vacina da Coronavac/Butantan, da Pfizer/Biontech ou da AstraZeneca/Oxford é possível completar o esquema vacinal.

Para a aplicação da segunda dose a pessoa deve apresentar documento com foto, CPF e o cartão de vacinação. Importante ressaltar que em alguns casos as pessoas podem deixar de tomar a segunda dose por alguma contraindicação de momento, mas que após esse impedimento temporário devem completar o esquema vacinal o mais rápido possível.

Prazos para segunda dose

O período recomendado entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca/Oxford é de 8 semanas (56 dias), da Pfizer/Biontech de 21 dias para adultos (acima de 18 anos) e 8 semanas (56 dias) para adolescentes de 12 a 17 anos, e da Coronavac/Butantan entre 21 e 28 dias.

As informações são da Prefeitura de Santa Bárbara d`Oeste.



Rádio Luzes