Atividades sobre Consciência Negra vão até dia 23 na EMEF Milton Santos

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Foto: Divulgação

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A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Milton Santos, na Praia Azul, em Americana, promove, até 23 de novembro, uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A programação vai envolver estudantes do 1º ao 8º anos, em propostas pedagógicas desenvolvidas com o objetivo de discutir a relevância histórica da data.

O dia 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi dos Palmares em uma emboscada, em 1695. Zumbi foi líder da resistência contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, em Alagoas – um dos maiores do país.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, ressalta o compromisso da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi com o ensino da história afro-brasileira e indígena nas escolas. “Adotamos na rede o Sistema Integrado de Ensino, composto por um material didático com disciplinas curriculares integradas, e o conteúdo programático dos livros inclui o estudo da cultura afro-brasileira, como prevê a BNCC (Base Nacional Curricular Comum)”, explica.

A programação das atividades do Dia da Consciência Negra na Emef Milton Santos foi organizada conforme as turmas:

1º anos

Exibição de vídeos sobre a existência da data e sobre o costume africano das mulheres que carregam os filhos nas costas. Como atividade, as crianças trarão de casa um tecido e uma boneca, ou bichinho de pelúcia, para fazer na prática essa técnica africana. Haverá desfile das crianças com o canguru e seus “filhinhos”.

2º anos

Momento de conversa para levantamento de conhecimentos prévios; exibição de vídeo alusivo à data; momento de reflexão e troca de ideias sobre o tema, elaborando conceitos para mudar preconceitos; leitura de texto informativo, roda de conversa e atividades orais; escuta da música “Qual é a cor da sua pele?”, seguida por análise e reflexão sobre a expressão “Lápis cor de pele” e elaboração de painel com desenhos produzidos pelas crianças.

3º anos

Trabalhos com o tema “Identidade” por meio da exibição dos vídeos “Dudu e o lápis cor de pele”, “O meu cabelo é bem bonito” e da elaboração de autorretrato dos estudantes, com a exposição dos desenhos em um mural.

4º anos

Atividade escrita com apreciação, leitura e interpretação de poema sobre o Dia da Consciência Negra; reflexão coletiva sobre a letra da música infantil Black, Black, composta para trabalhar o respeito às diferenças; exibição de vídeo e roda da conversa sobre a temática.

5º anos

Relato de histórias de algumas personalidades negras que fizeram a diferença na humanidade, com a apresentação de mini biografia; produção de frases e ilustrações sobre o dia da Consciência Negra; síntese de trecho do filme “Estrelas Além do Tempo”; exibição do curta metragem “Dudu e o lápis cor de pele” e roda de conversa sobre o filme.

6º anos

Nas aulas de Matemática, os jogos “Shisima”, bastante praticado no Quênia, e “Tsoro Yematatu”, do Zimbábue, foram apresentados e contextualizados. Os estudantes utilizaram o software Geogebra para a construção geométrica prática dos tabuleiros.

7º anos

Roda da conversa com o tema “África berço da humanidade”, com jogos e brincadeiras durante as aulas de Educação Física.

8º anos

Exposição sobre o Apartheid; conversas sobre a separação entre brancos e negros na África do Sul; tour guiado online na prisão onde Nelson Mandela foi preso; atividade sobre a desconstrução dos estereótipos do continente africano; exposição sobre os caminhos que levaram os escravizados à liberdade, enfatizando Luiz Gama e outros abolicionistas; atividade com podcast “Projeto Querino” a respeito da participação do povo negro na construção do país; roda da conversa com o tema “África berço da humanidade”, com jogos e brincadeiras durante as aulas de Educação Física.

Fonte: Prefeitura de Americana

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