A Câmara Municipal de Americana recebe a partir desta terça-feira (28) uma exposição de fotos sobre a Casa Hermann Müller, patrimônio histórico e cultural da cidade de Americana. As fotografias ficarão abertas à visitação da população no saguão de acesso ao Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo até o dia 07 de junho.
Organizada pelo fotógrafo Fernando Zavarelli, a exposição tem como objetivo resgatar a história da casa, construída no começo do século XX em Carioba, e divulgar o projeto de restauro do espaço, que está em fase de captação de recursos.
Zavarelli utilizou a Tribuna Livre da Câmara durante a sessão ordinária desta terça-feira (28) e falou sobre o projeto. “A gente acaba se esquecendo um pouco da importância das nossas origens, e esse trabalho de fotografia tem o objetivo de ressaltar e relembrar a importância da Casa Hermann e de Carioba para a história da cidade. A Casa Hermann tem tudo para ser um espaço de convivência e de resgate da memória, e por isso buscamos apoio para esse projeto de restauro para que ele possa voltar a ser frequentado”, comentou.
As fotos podem ser visitadas na Câmara até o dia 07 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Por conta do feriado de Corpus Christi, o Paço 15 de Janeiro ficará fechado nos dias 30 e 31 de maio, reabrindo na segunda-feira (3).
A Casa Hermann Muller
A Casa Herman Muller foi construída no começo do século XX, tendo por referência de estilo, a arquitetura germânica do mesmo período. O edifício é um importante patrimônio para a história da cidade de Americana.
O monumento passa por um projeto de restauro de sua estrutura, que teve a primeira fase finalizada em 2022. A segunda e terceira fase, que compreendem a restauração do telhado e das portas e janelas, estão em processo de captação de recursos para início das obras.