Uma confusão generalizada foi registrada na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste na tarde desta terça-feira (9).
Durante a 12ª Reunião Ordinária do ano no Plenário Dr. Tancredo Neves, o vereador Felipe Corá (PL) apresentou um pedido para convocar o secretário municipal de Saúde para debater a demora no atendimento dos Prontos-Socorros, a escassez de insumos e medicamentos, bem como o aumento da incidência de dengue na cidade.
Contudo, o vereador Alex Dantas (PL), também integrante da base governista e filiado ao mesmo partido, emitiu um parecer jurídico contestando a clareza do requerimento, argumentando que era vago e sem um propósito definido.
Assim, Corá solicitou a interrupção da sessão, o que foi aprovado por todos os vereadores. A interrupção se estendeu por cerca de uma hora, com bate-boca entre os parlamentares.
Em um dos registros, é possível ver Felipe Corá aos gritos, dizendo: “Fica você lá 8 horas esperando por um atendimento. Tem que rasgar o diploma do vereador”. A vereadora Esther Moraes (PV) também saiu em defesa da convocação do secretário. “Tem que voltar a sessão e a população assistir esse papelão. Tem que assistir à estrutura da Câmara Municipal sendo usada para proteger a prefeitura”.
Posteriormente, em vídeo divulgado em suas redes sociais, a vereadora disse que já buscou todos os meios possíveis para entender os motivos e quais as ações para melhorar a saúde do município. Indicação, requerimentos, ofícios, audiência pública e nada de respostas.
Após horas e horas, foi aprovado o Requerimento nº 189/2025, solicitando a convocação do secretário municipal de Saúde, Marcos Pensuti.