A propaganda eleitoral obrigatória e gratuita no rádio e na televisão começou nesta última sexta-feira (dia 30). Os partidos e candidatos que estão na disputa têm vinte minutos diários para apresentar suas propostas em dois blocos de dez minutos cada um. No rádio, os programas vão ao ar às 7h e às 12h. Santa Bárbara d`Oeste atualmente não tem emissora de TV para exibir os programas. No primeiro horário de veiculação da propaganda no rádio, o espaço destinado à Coligação Governar Com o Coração a qual pertence o candidato José Antonio Ferreira, o Dr. José (União Brasil), não foi ocupado. Ele teria 02:03 de duração. No bloco das 12h o programa foi ao ar normalmente.
O coordenador da campanha do Dr. José, Dennis Moraes, foi consultado sobre o assunto. Ele disse que “houve um problema de e-mail com a Rádio Santa Barbara que já foi solucionado no decorrer da manhã”. A Rádio Santa Bárbara Municipal FM é a emissora educativa da Prefeitura de Santa Bárbara que ficou responsável por receber e gerar os programas eleitorais.
Os programas das outras três coligações foram veiculados nos dois horários e eles têm os seguintes tempos:
[] Coligação Santa Bárbara é o que Interessa – Luis Vanderlei Larguesa (PT): 02:03
[] Coligação Trabalho Por Nossa Cidade. Orgulho da Nossa Gente – Rafael Piovezan (PL): 04:50
[] Partido Social Democrático – Eliel Miranda: 01:02
Todas as emissoras cujas concessões tem como base o território barbarense (Luzes, Santa Bárbara Municipal, Brasil, Gold e Anunciação) são obrigadas a transmitir as propagandas dos partidos e candidatos que estão na disputa das eleições municipais 2024.
Além dos programas, os candidatos a prefeito e vereadores têm 70 minutos diários em inserções nos intervalos das emissoras.
Por José Flávio Scavassa