A formação de professores desempenha um papel “primordial e essencial” para assegurar o acesso de alunos com necessidades especiais à escola regular. Na última terça-feira (21), o Governo Federal lançou o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Em entrevista, foi enfatizado que, embora o plano exista há 15 anos, persiste a luta das pessoas com deficiência pelo acesso à educação, algo ainda não totalmente garantido. O público-alvo, que inclui pessoas com deficiência, transtorno de aprendizagem, altas habilidades e superdotação, possui o direito de ser matriculado em escolas regulares, sendo crucial para o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos.
O investimento anunciado pelo Ministério da Educação, no montante de 3 bilhões de reais, visa assegurar o acesso desses alunos. Esses recursos abrangerão desde o transporte para a escola até o atendimento especializado, formação de professores e acessibilidade nas salas, incluindo a infraestrutura.
Carolina Videira ressaltou a necessidade de um investimento vigoroso na formação inicial e continuada dos professores. Argumentou que não há uma abordagem única para todos, pois são pessoas antes das deficiências, e compreender suas individualidades é crucial. Essa formação, segundo ela, beneficia todos os alunos, sendo o primeiro passo fundamental realizar a formação inicial.
Texto Por: Nicolas Cruz