Na tarde da última quinta-feira, 13 de março de 2025, o esporte barbarense foi abalado pela morte de Guilherme Neris, conhecido como Guga, um homem de 48 anos que, segundo sua família, faleceu devido à negligência no atendimento médico recebido no Pronto Socorro Dr. Edison Mano. O caso gerou revolta e preocupação entre os familiares, que exigem esclarecimentos sobre as circunstâncias que levaram à tragédia.
Guilherme deu entrada no Pronto Socorro Dr. Edison Mano às 15h30 de quarta-feira, apresentando sintomas de cansaço e falta de ar. De acordo com o relato da esposa, Luciana de Fátima Miguel Neris, Guilherme passou pelo Centro de Especialidade e recebeu uma carta médica solicitando a internação do paciente na UTI, já que os rins estavam em situação crítica. “Ele estava visivelmente bem, fomos do Edison Mano ao Afonso Ramos para realizar exames de Raio-X e ele estava andando, conversando, mas ele precisava apenas de uma hemodiálise para melhorar os rins”, afirmou Luciana, que estava ao lado do marido durante todo o processo.
Segundo a esposa, após retornarem ao Pronto Socorro Dr. Edison Mano, eles foram orientados de que teriam que aguardar os exames ficarem prontos para ver se realmente haveria a necessidade do paciente ser encaminhado para UTI, mesmo com uma carta médica, com exames anteriores anexados. “Disseram que teríamos que aguardar os exames e, como ele estava um pouco cansado, arrumaram um leito para ele ficar lá. Não foi aplicada nenhuma medicação, eu tive que pedir, e fomos informados de que teríamos que aguardar os exames”, contou Luciana.
Na manhã seguinte, da quinta-feira, por volta das 10h, a médica de plantão procurou o casal para informar que ele ficaria na emergência por protocolo, mas que seria necessária a internação do paciente na UTI e que estavam aguardando uma vaga. Luciana de Fátima Miguel Neris retornou para casa e, por volta das 13h20, recebeu uma ligação do Hospital Santa Bárbara para realizar os procedimentos de internação do marido na UTI e para que levasse produtos de higiene e pertences.
A mulher se deslocou ao Hospital Santa Bárbara para realizar todo o procedimento de transferência e, durante esse período, a Santa Casa fez uma ligação ao Pronto Socorro Dr. Edison Mano para saber o horário da transferência e foram informados de que Guilherme Neris faleceu às 14h30, por mal súbito. Em seguida o Hospital Santa Bárbara solicitou que Luciana procurasse a equipe de enfermagem do Pronto Socorro, onde ela foi informada sobre o falecimento do marido.
A reportagem da Rádio Luzes procurou a Prefeitura Municipal que informou por meio de uma nota que o paciente foi atendido e permaneceu em leito sob acompanhamento médico para a realização de exames complementares, mas teve uma piora em seu quadro clínico.
NOTA DA PREFEITURA:
O paciente, ao realizar consulta de rotina com especialista no Centro Médico de Especialidades no dia 12 deste mês, foi informado sobre a necessidade de atendimento em pronto-socorro por conta de seu estado clínico. Tão logo chegou ao PS “Dr. Edison Mano”, o paciente foi atendido e permaneceu em leito sob acompanhamento médico para a realização de exames complementares. No dia 13, porém, teve piora em seu estado clínico e foi transferido para unidade semi-intensiva do PS e solicitada vaga em UTI no Hospital Santa Bárbara. Enquanto o leito hospitalar estava sendo preparado, o paciente foi acometido de mal súbito e veio a óbito.