Segundo informações que constam em documentos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado, o Governo de São Paulo planeja estabelecer pórticos de cobrança em três localizações da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
Os locais seriam no quilômetro 144, em Santa Bárbara; no quilômetro 122, em Americana, e no quilômetro 154, em Piracicaba, nos dois sentidos.
O pagamento ocorreria através do Sistema Automático Livre, também conhecido como free flow, um sistema de cobrança de pedágio eletrônico sem obstáculos e através de tags nos veículos. A previsão é que os pórticos de cobrança sejam instalados a partir de novembro de 2026.
O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que o investimento representa um “progresso na atualização da infraestrutura de rodovias”.