A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste iniciou em maio as formações anuais dos profissionais de Educação sobre atendimento de primeiros socorros, seguindo diretrizes da Lei Lucas (13.77218). Por meio de parceria com a ETEC “Dr. José Dagnoni”- Centro Paula Souza e do Corpo de Bombeiros, os encontros têm como objetivo preparar os funcionários para possíveis atendimentos emergenciais na escola, prestando socorro adequado até que se tenha acesso à profissionais de saúde especializados.
Dentre os conteúdos abordados estão manobra de desengasgo, parada respiratória, convulsão e desmaio, febre e ferimentos leves, intoxicação, fratura e quedas, dentre outros. As formações acontecem anualmente e este ano são ministradas por professores e alunos do curso de enfermagem da ETEC e pelo cabo Navarro, do programa “Bombeiro Educador”, do Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara d’Oeste.
Participam das formações Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), professores e funcionários dos CIEPs. Os encontros seguirão neste mês e no segundo semestre letivo até que todos os profissionais das unidades escolares recebam a formação. A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 16 mil alunos, da creche ao EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A Lei
A Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada no dia 4 de outubro de 2018. A necessidade dessa lei ocorreu devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. A lei determina que escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.