Santa Bárbara d’Oeste possui 4.401 eleitores que deixaram de votar e também não justificaram a ausência às urnas nas três últimas eleições, incluindo cada um dos turnos de votação. O período corresponde ao segundo turno da eleição de 2018 e aos dois turnos da eleição de 2022, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Arlene Grazzioli.
Estas pessoas, caso não regularizem a situação até o dia 19 de maio, terão a sua inscrição junto à Justiça Eleitoral cancelada, isto é, ficarão sem título de eleitor.
E, desta forma, ficarão impedidas de vários direitos civis, como a emissão de identidade e de passaporte, de receber alguns benefícios sociais do governo federal, de se matricular em universidades públicas e de tomar posse em cargos públicos, por exemplo, além de não poderem votar nas próximas eleições.
A regra não se aplica aos menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas analfabetas ou pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.
Para regularização, o eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral, na rua Tupis, 1146, Jardim São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, ou acessar o Auto Atendimento do TRE ou o aplicativo e-Titulo. A não regularização no prazo de 60 dias contados a partir de 20 de março implica no cancelamento automático do título. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp 19-3463-4002.