O vereador Marschelo Meche (DC) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre programa de capacitação e amparo psicológico para mães ou tutores legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
No documento, o parlamentar menciona a lei municipal nº 6.771/2023, que prevê a criação do programa com o objetivo de possibilitar maior conhecimento sobre o transtorno e formas de cuidado, além de realizar acompanhamento clínico quando necessário.
“Cada vez mais vemos pessoas diagnosticadas com autismo, porém muitos se esquecem das mães e dos pais dessas crianças e adolescentes que, muitas vezes, precisam se afastar de seu trabalho para pode se dedicar, então é importante termos esse programa”, aponta Meche.
O autor pergunta se a prefeitura instituiu o programa previsto na lei municipal e que tipo de apoio é oferecido aos tutores legais. Ainda no documento, Meche pede justificativa caso não tenha ocorrido a implementação.
O requerimento será discutido e votado durante a sessão ordinária de terça-feira (21). Se aprovado, será encaminhado à Prefeitura para resposta.