O vereador Marschelo Meche (DC) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações ao Poder Executivo sobre medidas de combate à proliferação e vacina contra a dengue no município.
No documento, o parlamentar explica que a doença varia desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos, sendo que os sintomáticos podem apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.
Ainda no requerimento, Meche menciona reportagem que noticia a ampliação da vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos. “As notícias nos mostram que o país todo enfrenta uma grave epidemia de dengue e infelizmente muitas pessoas estão morrendo. Um dos focos com esse requerimento é fiscalizarmos como a prefeitura tem agido para informar e proteger as comunidades escolares sobre o assunto”, diz.
O autor pergunta quais medidas de controle estão sendo adotadas; se as comunidades Zincão e Acampamento Rosely Nunes estão sendo monitoradas e recebendo ações do poder público; quantas pessoas foram vacinadas entre janeiro e abril de 2024; se há ações de incentivo ou vacinação em escolas municipais; e se existe alguma forma de controle e contagem sobre a vacinação em crianças matriculadas na rede municipal de educação.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (07) e, se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.