O Prof. e filósofo J. Vasconcelos, que estuda o tema Democracia há mais de 40 anos, com cursos realizados em Hamburgo e Paris e, que é autor do livro “Democracia Pura”, está distribuindo gratuitamente o livro para o público. A obra conta a história do surgimento da democracia.
O envio gratuito do livro “Democracia Pura” faz parte de uma ação da ADEP – ASSOCIAÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL, em prosseguimento ao projeto de divulgação da Democracia. O livro físico pode ser solicitado, sem custos, pelo site: https://democraciapura.com/
Estudioso do assunto, com mais de 40 anos de experiência, o Prof. J. Vasconcelos desenvolve no livro as bases teóricas para implantação da chamada Democracia Pura, modelo que foi testado e aprovado em uma comunidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
Vasconcelos defende no livro que a democracia só é uma realidade quando exercida na sua plenitude pelo cidadão.
“O processo de eleição no Brasil é baseado em um regime de democracia representativa e manifesta muitos vícios que inviabiliza a escolha dos candidatos pela totalidade do povo. A maioria dos parlamentares é eleita pela força da venda marketeira de sua fantasiosa imagem, pela enganosa propaganda e às vezes por lideranças promovidas pelo sectarismo religioso e radical”.
Para uma maior participação do povo, o professor sugere a utilização do Sistema de Habilitação e Pontuação – SHP, que consiste em um modelo de pontuação para aferir a vontade popular na sociedade.
“O SHP foi desenvolvido para que o cidadão possa se manifestar sobre os problemas que o afetam diretamente. Ele pode apresentar uma proposta, por exemplo, de iluminar uma rua ou um bairro. A Democracia Pura visa um processo de maior participação popular nas decisões do país”, conclui.