A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a qualidade dos serviços de poda de árvores prestados no município.
No documento, a parlamentar explica que as podas drásticas e excessivas – aquelas nas quais ocorre a remoção de 50% ou mais do volume das copas –, traz consequências desastrosas e gradativamente afetam a resistência das árvores pela infiltração de água e agentes patógenos (fungos e bactérias), resultando em extensas necroses de colo e tronco, tornando necessária a substituição.
“Mesmo que não cause a morte do vegetal, reduz sua vida útil e degrada seu estado fitossanitário, além de colidir com o direito dos cidadãos em respirar um ar mais puro e viver em uma cidade saudável. Por isso encaminhamos esses questionamentos”, diz Juliana.
A autora pergunta qual tem sido a fiscalização da prefeitura sobre as podas em fios que se sobrepõem à fiação elétrica sob responsabilidade da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); como são os pagamentos de contas de energia dos prédios públicos municipais; se há fiscalização para coibir a poda irregular de árvores; quais são os meios utilizados para supressão de árvores; e quais são os critérios utilizados para avaliação das mudas usadas para a reposição ambiental em área particular.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.