A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre as ações realizadas de coleta seletiva e limpeza urbana no município.
No documento, a parlamentar afirma que por meio de diretrizes, estratégias, ações e de metas está previsto o aumento da recuperação de resíduos para cerca de 50% em 20 anos, quando metade do lixo gerado deverá deixar de ser aterrado e passará a ser reaproveitado por meio da reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética visando o encerramento de todos os lixões.
“Os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa, não apenas pela sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano, agravando a situação do meio ambiental e agravamento da questão climática”, diz Juliana.
A autora pergunta se a prefeitura possui um plano de ação de resíduos sólidos voltados a ampliar os itinerários da coleta para outros bairros com vistas a aumentar a cobertura dos domicílios na prática da coleta seletiva; como tem sido realizado o programa de conscientização; como é realizada a remoção de entulho e bens inservíveis; e se existe algum plano em andamento para contenção dos pontos de bolsões de lixo a céu aberto.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (04). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.