O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a viabilidade de implantação do programa ACT (Adults and children together) no município.
No documento, o parlamentar explica que o programa foi projetado para aprimorar as práticas parentais por meio da disseminação de conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e fatores de risco e proteção; práticas parentais efetivas; regulação emocional e comportamental dos cuidadores; e a importância da participação nos esforços da comunidade para prevenir a violência.
“Essa é uma medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde como uma intervenção efetiva para prevenção da violência, um projeto de muita relevância social”, diz Dourado.
O autor pergunta se o programa será implantado em 2024 ou 2025; se há previsão orçamentária; se há disponibilidade de servidores; e se há estimativas de prazo para que a implantação ocorra.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (28). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.