O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São Jerônimo recebeu, nesta segunda-feira (27), uma ação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas e pela Igualdade Racial, organizada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Comitê Americana por Elas.
O evento reuniu os usuários do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Caminho, prestado na região pela Diaconia São Judas Tadeu. Foram promovidas palestras, roda de conversa, atividades físicas e oficina de autocuidado. A ação contou ainda com brinquedo para crianças, pipoca e algodão-doce.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e representante do movimento de mulheres PLP (Promotoras Legais Populares), Joyce Élène de Taunay, ministrou a roda de conversa sobre o fim da violência contra a mulher.
“Foi um encontro importante para falar sobre as diversas questões que afetam as mulheres, como a identificação dos vários tipos de violência, sobre a igualdade de gênero, autoestima, o enfrentamento dos desafios da mulher vítima de violência, racismo, preconceito, entre outros temas”, disse Joyce.
As participantes também receberam informações e orientações sobre os direitos da mulher, Lei Maria da Penha e canais de denúncias.
Também participaram da ação a advogada Janete Peruca da Silva, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), integrante da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero e do CMDM, a educadora física Fernanda Menegassi, a coordenadora do SCFV Caminho, Tamiris Eugênio, representantes da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Municipal de Americana (GAMA), do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), equipe do CRAS São Jerônimo, entre outros convidados.
As atividades dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial prosseguem até o dia 10 de dezembro. A programação está disponível no site da Prefeitura de Americana: www.americana.sp.gov.br.
Fonte: Prefeitura de Americana