Ações do Novembro Azul seguem em Santa Bárbara

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Terminal Urbano recebeu ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes nesta terça

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste segue com as ações do Movimento Novembro Azul no Município. Desde o início do mês, são promovidas ações nos serviços da Saúde dedicadas às questões relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a intensificação sobre a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças e agravos. As atividades são coordenadas pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas).

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contam com decoração especial alusiva ao movimento, realização de Salas de Espera Ativa, por meio dos grupos de promoção da saúde, como o Faça Saúde e, quando indicado, encaminhamentos para a realização de exames, como medição de pressão arterial, glicemia, triagem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e PSA, entre outros.

Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede. Durante o Novembro Azul, são abordados temas como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, tabagismo, hábitos saudáveis, alimentação e atividade física.

Além disso, são realizadas orientações sobre quais os principais sintomas do câncer de próstata e quando realizar os exames investigativos. Para ter acesso aos serviços ofertados no Município, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

Diabetes

Nesta terça-feira (14), data em que é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, a ADSB (Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste) promoveu uma ação alusiva ao tema no Terminal Urbano. Com apoio da Prefeitura, a iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre o diabetes e divulgar as ferramentas para a prevenção da doença, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Durante a ação, que contou com parceria da ETEC Professor José Dagnoni, houve verificação de glicemia capilar e de pressão arterial, orientações nutricionais e de saúde bucal, exposição de temperos de horta, entre outras atividades e também contou com mostra dos trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino sobre a temática.

Faça Saúde

Na Rede Municipal de Saúde, os pacientes com diabetes podem participar mensalmente do Grupo Faça Saúde na UBS mais próxima à residência. Destinado ao cuidado integral dos usuários hipertensos e diabéticos, o grupo coordenado pelo NAC visa à melhoria da qualidade de vida e redução dos problemas de saúde, contando com equipe multidisciplinar. Durante os encontros, são abordados diversos temas, com palestras, oficinas, troca de receitas dos pacientes, entre outras ações.

Fonte: Prefeitura de Santa Bárbara

Acesse Também

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (19) a partir das 10h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a 12ª reunião do Fórum Permanente