O AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas), vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, registrou aumento de 50% em atendimentos no ano passado em relação a 2021. No total, o setor realizou aproximadamente 19 mil procedimentos entre consultas médicas, atendimentos com nutricionista, psicóloga, assistência farmacêutica, equipe de enfermagem, coleta de exames laboratoriais, realização de testes rápidos e dispensação de medicamentos.
Além do número de novos diagnósticos, o aumento expressivo deve-se também pela migração de pacientes do sistema privado e principalmente pela flexibilização do isolamento social devido à pandemia. O eficaz atendimento de toda a demanda espontânea, segundo o setor, foi devido ao aumento da equipe de enfermagem, possibilitando assim melhorar e ampliar a oferta do serviço.
Foi registrado também aumento de mais 100% no número de pacientes cadastrados e atendidos para a oferta de PrEP (profilaxia pré-exposição sexual) destinada às pessoas com maior risco de contaminação pelo HIV (profissionais do sexo, homossexuais e casais sorodiscordantes) e outras pessoas com alto risco de exposição ao vírus.
Esse serviço contempla ao usuário consultas médicas com infectologista, consultas de enfermagem, realização de exames e dispensa de medicamentos ARV (antirretrovirais) e orientações sobre outros métodos de prevenção de outras ISTs, envolvendo toda equipe multidisciplinar do setor.
Os testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais obtiveram 20% a mais de procura em relação a 2021, ocorrendo espontaneamente pelo paciente encaminhado por outros serviços como Prontos-Socorros, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e até mesmo via médicos particulares ou de convênios.
Mesmo com o aumento expressivo no número de atendimentos, o setor segue sem fila de espera para as especialidades de infectologia, dermatologia (Hanseníase) e pneumologia (Tuberculose). Após a pandemia, o AMDIC também retomou as ações de prevenção sobre IST (infecções sexualmente transmissíveis), com distribuição de material informativo, insumos de prevenção como preservativos masculino e feminino e gel lubrificante íntimo para empresas, escolas e população em geral.
Fonte: Prefeitura de SBO
Foto: Reprodução