Com entrada gratuita, Virada SP em Santa Bárbara acontece neste sábado (10) e domingo (11)

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

PUBLICIDADE

Santa Bárbara d’Oeste vai respirar muita cultura neste sábado (10) e domingo (11) durante as mais de 24 horas ininterruptas de programação gratuita da Virada SP. Comemorando o aniversário de 204 anos da cidade, o evento acontece neste ano em quatro pontos no Complexo Usina Santa Bárbara, Estação Cultural da Fundação Romi, Praça Central e Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Pitty, Vitor Kley, Colomy + Nando Reis, Chico César + Geraldo Azevedo, Francisco, el Hombre, Tiquequê, Oscar Filho e Maria Clara Gueiros são as atrações principais desta edição.

Ao todo 38 atrações se apresentarão nas áreas de música, artes visuais, teatro, circo, literatura, narrativa oral, dança, cultura popular e cultura urbana, conforme lista abaixo.

O evento começará neste sábado (10) às 18 horas, com três atrações simultâneas: Sheila Canova e Banda (Complexo Usina), Jogos do Mundo (Palco Volante) e Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste (Teatro).

O palco do Complexo Usina Santa Bárbara ainda trará Allan e Zé Rodrigo (19h30), Chico César e Geraldo Azevedo – Violivoz (22 horas). Vitor Kley adentrará a madrugada e a tarde do domingo (11) começará com Rockstrada (13h30), seguido de Colomy + Nando Reis (15 horas), Francisco, el Hombre (17 horas) e Pitty que fará o encerramento do evento no domingo a partir das 19 horas.

Ações lúdicas para pessoas de todas as idades estarão próximas ao Palco Volante com “Os Jogos do Mundo” durante 19 horas, sem interrupção. Já na Praça Central acontecerá, no sábado, o espetáculo “A Casa do Papai Noel” do Laboratório da Dança Fernanda Araújo (20 horas), seguido da apresentação “Encantos” com a Cia de Danças Juliana Daniel (21 horas) e a Cia de Dança e Teatro JK (22 horas).

No domingo, é a vez do Malabarindo do MB Circo (10 horas), com Montando Histórias de Jotapê Antunes (11 horas) na sequência. A Fanfarra da Escola “José Renato Pedroso” (14h30) abrirá a tarde com muita música e, o palco encerrará suas atividades com a atração infantil Tiquequê – Todo Dia (17 horas).

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” terá as atrações locais no sábado, como a Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste – OFISB (18 horas) e a Orquestra Barbarense de Violas (20 horas). O comediante Oscar Filho apresenta seu stand-up comedy a partir da meia-noite. Na área externa do Teatro ainda será possível acompanhar a intervenção do MB Circo (19 horas), Amigos Seresteiros (21 horas) e Banda Paralela (23 horas).

E, no início da tarde do domingo, a peça “O Falcão Vingador”, com Maria Clara Gueiros e Luccas Papp, dirigida por Ricardo Grasson chega ao palco do “Manoel Lyra” com a tragicomédia recheada de elementos fantásticos em texto que explora a vontade de voar do homem. A classificação é livre.

Para prestigiar as atrações no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, os ingressos gratuitos poderão ser retirados uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do espaço.

A Estação Cultural da Fundação Romi trará uma série de apresentações de artistas locais com “a madrugada do rock”, com Traj Rock Trio (19 horas), Hellskitchen (20h30), The New Drunks (22 horas), Ska7 (23h30), Eletro Rock (1 hora) e Banda Póstuma (2h30), fechando com a banda Netos D’Avó (4 horas).

Bem cedinho, às 6 horas, a Corporação Musical União Barbarense subirá ao palco, seguida pela Folia de Reis – Ouro Incenso e Mirra (7 horas), o Maracatu Estação Quilombo (8 horas), e a Associação de Capoeira Motta (9 horas). O local ainda sediará uma Estação Artesanal com Feira de Arte, Cultura e Gastronomia, das 8 às 12 horas.

“Vivemos com intensidade o aniversário dos 204 anos de Santa Bárbara d’Oeste, celebrado neste mês de dezembro. E mais um dos presentes aos barbarenses é a Virada SP, que tornou-se um verdadeiro festival multicultural. Essa edição vai presentear o cidadão barbarense com muita arte, economia criativa e cultura. Tenho certeza que essa será a melhor Virada que Santa Bárbara recebeu nos últimos anos e que teremos como nos demais anos um evento seguro e familiar que ficará guardado da memória”, ressaltou o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan. “Agradecemos o Governo do Estado de São Paulo por reconhecer Santa Bárbara d’Oeste como Capital Cultural pela relevância da gestão cultural local”, complementou.

A Virada SP é uma realização do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com gestão e produção da Amigos da Arte e correalização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e patrocínio da Cervejaria 3 Américas.

Sobre as atrações principais:

Chico César + Geraldo Azevedo
Dois dos maiores cantautores da música popular brasileira revisitam suas obras, compõem juntos e lançam o espetáculo “Violivoz”. O novo show da dupla promove um mergulho coletivo na genialidade destes dois grandes compositores nordestinos, mostrando a força de suas canções. O repertório passeia por grandes sucessos autorais, clássicos da dupla e algumas surpresas.

Vitor Kley
O cantor, musicista e compositor brasileiro ganhou notoriedade nacional após o lançamento da canção “O Sol”. Atualmente, o artista acumula mais de 2,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Sempre com o característico sorriso no rosto e alto astral contagiante, Vitor Kley conquistou seu espaço e se desponta como um dos principais talentos musicais do país, além de reunir indicações ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa, com a “A Tal Canção pra Lua” (2020), e Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com “A Bolha” (2021).

Colomy + Nando Reis
Formado por Pedro Lipatin (guitarras e vocais), Eduardo Schuler (bateria) e Sebastião Reis (violões e vocais), Colomy funde seu conceito musical muita música brasileira, rock progressivo e toda criação estética com raízes nos anos 1970. Quem sobe no palco com o trio é o pai de um dos integrantes, o cantor Nando Reis – considerado um dos maiores compositores e hitmakers brasileiros.

Francisco, el Hombre
Fruto de uma conexão Brasil-México, a banda carrega todas as particularidades de cada uma das culturas, bem como tudo que as une, que combinam a essência sonora do reggaeton a elementos eletrônicos e de punk-rock. Esta identidade musical unifica um repertório que vai de Dona Onete e Rubel a Sidney Magal. Francisco, el Hombre já movimentou festivais de grande expressão como o Lollapalooza Brasil, Festival Forró da Lua Cheia e Rock in Rio, além de eventos latino-americanos.

Pitty
Com mais de 20 anos de carreira, Pitty é uma das grandes roqueiras do Brasil. Cantora, compositora, produtora e apresentadora, a inquieta e plural artista utiliza múltiplas plataformas para a produção e a divulgação de seu trabalho. Indicada quatro vezes ao Grammy Latino, Pitty já levou sete Prêmios Multishow de Música Brasileira e é a maior vencedora de VMBs na história da MTV Brasil. Engajada em causas feministas e LGBTQI+, a cantora já se apresentou e foi premiada três vezes no WME – Women’s Music Awards.

Tiquequê (público infantil)
Consagrada pela criatividade em misturar diversos estilos artísticos – como movimentos coreografados, percussão corporal, ritmo, histórias e influência das cantigas brasileiras – a dupla Diana Tatit e Wem acaba de completar 20 anos de carreira e tem se destacado fortemente na Internet, chegando a mais de 153 milhões de visualizações no YouTube.

Oscar Filho (stand-up comedy)
É reconhecido como um dos precursores do movimento do stand-up comedy no Brasil em 2005 como co-fundador do Clube da Comédia Stand-up, responsável pelo movimento inicial em São Paulo. Atualmente está em cartaz no “Stand-Up Raiz” com Danilo Gentili e Diogo Portugal e o seu novo solo de stand-up: Alto – Biografia Não Autorizada.

Maria Clara Gueiros (espetáculo “O Falcão Vingador”)
A atriz e humorista Maria Clara Gueiros subirá ao palco do Teatro Municipal “Manoel Lyra”, contracenando com Luccas Papp e apresentando o espetáculo “O Falcão Vingador”. O sonho de voar do homem e a expectativa dos pais diante dos filhos povoam a peça. A montagem ganha contornos focados no realismo fantástico com direção de Ricardo Grasson.

Alimentação – A estrutura para alimentação da Virada SP no Complexo Usina Santa Bárbara contará com os foodtrucks: Fazenda Cardoso Benedetti (coxinhas de frango com catupiry, cupim, peito de peru com alho-poró, queijo com catupiry e alho-poró e berinjela), Eu Amo Pastel Joel & Leia (pastéis de carne, queijo e pizza), Pão com Linguiça do Mineiro (lanche tradicional, lanche completo com queijo, batata frita, batata frita, bacon e cheddar, combo tradicional – lanche + batata e combo completo com queijo – lanche + batata), Ki Pastel Bába e Edna (pastéis de carne, queijo e pizza), House Açaí (copos de Açaí e Trufado de Nutella), Churros da Mamãe (churros de doce de leite, chocolate, Nutella e Ovomaltine e churros espanhol), Matuto (lanches tradicionais e gourmet) e Pamonharia Doce Espiga (pamonha, curau, bolo de milho, sorvete, cuscuz e milho cozido).

Transporte adaptado – O Transporte Adaptado Municipal poderá ser agendado por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida pelo telefone 3455.1000 de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas.

Transporte entre pontos – Haverá uma linha exclusiva gratuita de transporte coletivo urbano para atender a população entre os quatro pontos do evento durante a programação. Será disponibiliza a linha 500 (Teatro – Praça Central – Estação Cultural – Complexo Usina Santa Bárbara), conforme grade horária e itinerário abaixo:

Grade horária:

Sábado (10) – 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 e 22h

Sábado (10) para Domingo (11) – 2h30

Domingo (11) – 9h, 11h, 13h 15h, 17h, 19h, 20h e 22h

Itinerário: Rua João XXIII, Rua Prudente de Moraes, Rua XV de Novembro, Av. Pérola Byington, Av. Tiradentes, Rua Floriano Peixoto (Centro), Rodovia Luis Ometto, Rodovia Margarida da Graça Martins, Rua Aristeo Carlos Pereira, Rua Antonio Argente e Rua Antonio Julio (Residencial Dona Margarida), Av. Pastor Diogenes Wiezel (Residencial Firenze), Rod. Margarida da Graça Martins, Av. Monte Castelo, Av. Tiradentes e Rua Joaquim de Oliveira.

Segurança – No Complexo Usina Santa Bárbara, a Virada SP contará com amplo esquema de segurança, brigadistas, apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar – equipados com catraca, revista e detector de metais. Não será permitida a entrada de qualquer tipo de bebida (alcoólicas ou não), qualquer tipo de garrafas, latas, copos, embalagens rígidas e com tampa, recipientes de vidro, metal ou plástico (perfumes, cosméticos etc), narguile/bong, isopor, cooler ou qualquer utensílio para armazenagem, cadeira, banquinho, cadeira de praia ou qualquer tipo de assento com material rígido, alimento, capacete, arma de fogo/arma branca (faca, canivete, punhal e assemelhados), objeto perfurocortante que coloque em risco a segurança do público (tesoura, estilete, pinça etc), qualquer tipo de substância ilícita, venenosa e/ou tóxica, remédio sem autorização de receita médica, guarda-chuva com ponta, skate / patinete / patins / bicicleta, bastão de selfie, bandeira ou cartaz contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais ou políticas, bandeira com mastro e com cães de raças notoriamente violentas e perigosas pela Lei Municipal nº 3191/2010.

Será permitida a entrada de alimentação especial para bebês, crianças e pessoas com dietas restritas (perante comprovação com receita médica/nutricionista) e entrada com cães de pequeno porte.

Por fim, em relação aos quatro pontos do evento, não será permitida a presença de ambulantes num raio de 200 metros do evento – Lei Municipal n° 103/2010.

Sustentabilidade – A estrutura sustentável da Virada SP contará ainda com lixeiras específicas para coleta de resíduos inservíveis separadas do material orgânico, com administração em parceria com a cooperativa Recicoplast.

Ambulatório fixo – A Secretaria de Saúde estará presente – no Complexo Usina Santa Bárbara – em Ambulatório Fixo ao lado do palco principal. Serão disponibilizados médico, técnicos de enfermagem e motorista.

Economia criativa – Ao todo, 26 artesãos de Santa Bárbara d’Oeste participarão da Feira de Artesanato desta edição da Virada SP no Complexo Usina Santa Bárbara, com trabalhos feitos em diversas técnicas, expondo e comercializando peças artesanais relacionadas a linguagem própria do artesão.

Confira a programação completa* da Virada SP em Santa Bárbara d’Oeste de 2022:

– Complexo Usina Santa Bárbara (Palco Principal)
Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Sábado (10)

18h – Sheila Canova e banda

19h30 – Allan e Zé Rodrigo

22h – Chico César e Geraldo Azevedo – Violivoz

0h – Vitor Kley

Domingo (11)

13h30 – Rockstrada

15h – Colomy + Nando Reis

17h – Francisco, el Hombre

19h30 – Pitty

– Complexo Usina Santa Bárbara (Galpão)
Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Sábado (10)

18h – Jogos do Mundo (jogos lúdicos)

Domingo (11)

13h – Jogos do Mundo (jogos lúdicos)

– Complexo Usina Santa Bárbara (Palco Volante)
Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Sábado (10)

19h – DJ Douglas Mota

23h30 – DJ Douglas Mota

Domingo (11)

1h30 – Ella de Vuonno

14h30 -DJ Douglas Mota

16h30 – Gra Ferreira

18h – Gra Ferreira

– Praça Coronel Luiz Alves (Praça Central)

Entre as ruas Dona Margarida, General Osório e Santa Bárbara, s/nº, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Sábado (10)

20h – “A Casa do Papai Noel” – Laboratório da Dança Fernanda Araújo

21h – “Encantos” – Cia de Danças Juliana Daniel

22h – Cia de Dança e Teatro JK

Domingo (11)

10h – “Malabarindo” – MB Circo

11h – “Montando Histórias” – Jotapê Antunes

14h30 – Fanfarra da Escola “José Renato Pedroso”

17h – Tiquequê – “Todo Dia” (infantil)

– Teatro Municipal “Manoel Lyra”
Rua João XXIII, 61, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Sábado (10)

18h – Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste

20h – Orquestra Barbarense de Violas

0h – Oscar Filho (stand-up comedy) | Classificação: 12 anos | Retirada de ingressos 1h antes da apresentação

Domingo (11)

13h30 – Espetáculo “O Falcão Vingador”, com Maria Clara Gueiros e Luccas Papp| Direção: Ricardo Grasson | Classificação: Livre | Retirada de ingressos 1h antes da apresentação

– Teatro Municipal “Manoel Lyra” (Área externa)
Rua João XXIII, 61, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Sábado (10)

19h – MB Circo (intervenção)

21h – Amigos Seresteiros

23h – Banda Paralela

– Estação Cultural da Fundação Romi
Av. Tiradentes, 2, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Sábado (10)

19h – Traj Rock Trio

20h30 – Hellskitchen

22h – The New Drunks

23h30 – Ska7

Domingo (11)

1h – Eletro Rock

2h30 – Banda Póstuma

4h – Netos D’Avó

6h – Corporação Musical União Barbarense

7h – Folia de Reis – Ouro Incenso e Mirra

8h – Maracatu Estação Quilombo

9h – Associação de Capoeira Motta

Das 8h às 12h – Estação Artesanal – Feira de Arte, Cultura e Gastronomia

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Fonte: santabarbara.gov.sp.br

Foto: Reprodução

Acesse Também

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (19) a partir das 10h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a 12ª reunião do Fórum Permanente