Duelo entre as seleções foi o primeiro das oitavas de final do Mundial que chegou na prorrogação e nos pênaltis
Em disputa por uma vaga nas quartas de final, o Japão enfrentou a Croácia pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no estádio Al Janoub. Apesar da dificuldade no primeiro tempo, os croatas venceram a partida nos pênaltis após o empate de 1 a 1 no tempo regulamentar e garantiram a classificação na próxima fase da competição.
Desde a primeira vez que participou de um Mundial, em 1998, a seleção da Croácia passou pela terceira vez das oitavas de final. Em 1998, os croatas chegaram à semifinal e garantiram a 3ª colocação e, em 2018, na Rússia, foram vice-campeões.
O Japão se despede da competição como um dos grandes destaques. A seleção venceu duas das equipes consideradas favoritas no Catar. Na estreia da fase de grupos, venceu a Alemanha por 2 a 1, e, na última rodada, venceu os espanhóis com o mesmo resultado.
Ficha técnica
Japão 1 (1) x 1 (3) Croácia
Local: estádio Al Janoub, Al Wakrah, Catar
Data e hora: segunda-feira (5), às 12h (horário de Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: Corey Parker (EUA) e Kyle Atkins (EUA)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
Gols: Maeda 43′ 1ºT/ Perišić 10′ 2ºT
JAPÃO: Shuichi Gonda, Takehiro Tomiyasu, Maya Yoshida, Shogo Taniguchi, Junya Ito, Wataru Endo, Hidemasa Morita (Tanaka), Yuto Nagatomo (Asano), Ritsu Doan (Minamino), Daizen Maeda (Mitoma), Daichi Kamada (Sakai). Técnico: Hajime Moriyasu.
CROÁCIA: Dominik Livaković, Josip Juranović, Dejan Lovren, Joško Gvardiol, Borna Barišić, Luka Modrić (Majer), Marcelo Brozović, Mateo Kovačić (Vlašić), Andrej Kramarić (Pašalić), Bruno Petković (Budimir/Livaja), Ivan Perišić (Oršić). Técnico: Zlatko Dalić.
Fonte: R7.com
Foto: REUTERS/MATTHEW CHILDS