Nomeação do vice-presidente eleito ao Cargo Especial de Transição Governamental foi publicada no Diário Oficial da União
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, nomeou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para o Cargo Especial de Transição Governamental. Com isso, a transição do governo Jair Bolsonaro(PL) para o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou oficialmente na madrugada desta sexta-feira (4).
A nomeação de Alckmin foi publicada na edição desta sexta do “Diário Oficial da União (DOU).
Na quinta (3), Alckmin se encontrou no Palácio do Planalto com o ministro Ciro Nogueira para a primeira reunião sobre a transição.
A equipe da transição vai trabalhar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Nesta sexta-feira, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o coordenador do plano de governo de Lula, Aloizio Mercadante, devem ocupar o espaço.
A legislação dá ao presidente eleito o direito de formar uma equipe de transição, com 50 cargos à disposição, para ter acesso aos dados da administração pública e preparar as primeiras medidas do novo governo.
Nomes do MDB e do PDT, que aderiram à candidatura de Lula no segundo turno, também devem fazer indicações para a equipe de transição.
Gleisi Hoffmann e outros líderes de legendas aliadas definiram a divisão para os 50 nomes.
Serão 12 políticos e 38 técnicos para a equipe de transição. A ideia é que cada um dos políticos coordene um grupo temático, e os técnicos ficam vinculados a essas áreas.
Fonte: Band.com.br
Foto: REUTERS/Adriano Machado