Leão X Tigre: o retorno

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Arte Radio Luzes

PUBLICIDADE

Reservadas as devidas proporções, o derbi entre União Barbarense e Rio Branco tem a magia e a rivalidade que são encontradas, por exemplo, num FlaXFlu, num Palmeiras X Corinthians (que coincidentemente também se enfrentarão nesse sábado), num Grenal, num BaVi ou em um derbi campineiro. Ele é o suprassumo das disputas entre Santa Bárbara d`Oeste e Americana, cidades parede-meia. Quem vive a experiência de um derbi, com seu time ganhando ou perdendo, não esquece.

Cada torcedor tem seu derbi inesquecível. Ou talvez mais de um. Tem torcedor do Rio Branco que mandou confeccionar uma faixa com os dizeres “Inesquecível 6X0”. E foi inesquecível mesmo. Tem torcedor do União que usa o nome do atacante Fabrício Carvalho como um amuleto. E tem muitos torcedores com muitas histórias sobre o derbi entre o Leão da 13 e o Tigre da Paulista.

A verdade é que o futebol estava meio chato sem esse confronto. Estava muito mais ou menos. O derbi movimenta as duas cidades e até quem não é muito chegado no esporte nesses dias se inflama com as conversas, provocações e discussões.

Mesmo na última divisão profissional do estado (que a Federação Paulista de Futebol teimosamente chama de 2ª Divisão), União e Rio Branco conseguem mexer de maneira bem peculiar com os moradores de Santa Bárbara e Americana. Unionistas e rio-branquenses não se suportam, mas odeiam viver separados. Eu acho até que, futebolisticamente falando, eles se amam. São como aqueles casais que vivem brigando, mas não se largam.

Então, nesse sábado, está na hora de voltar a vestir o uniforme alvinegro, seja do União ou do Rio Branco, e ir para o emblemático e ameaçado (juridicamente) Estádio Antonio Guimarães para mais um derbi. Quem já viu sabe que é o tipo do jogo que dá dó de perder. Quem ainda nunca foi, não deve deixar escapar essa oportunidade. Afinal, o derbi entre União e Rio Branco é um campeonato à parte.

 

José Flávio Scavassa

Coordenador do Departamento de Esportes

da Rádio Luzes (AM 1360 e www.radioluzes.com.br)

Leia Também

Acesse Também

Moacyr Franco é um show!

Ele cantou, dançou, brincou e beijou… na boca! Moacyr Franco fez um show simples, mas com energia contagiante no último domingo (dia 30), no Complexo

É Tetra!

O Esmeralda conquistou o quarto título de Campeão Barbarense de Futebol 1ª Divisão num jogo inesquecível contra o já tetra e atual campeão São Fernando.

Vai dar tetra ou penta?

A final do Campeonato Barbarense de Futebol 1ª Divisão, o tradicional Varzeanão, acontece neste sábado, às 14h30, no Estádio Antônio Guimarães. O Esmeralda foi campeão