Mãe Americanense orienta gestantes da região do São Jerônimo sobre cuidados, afeto e vínculo

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Foto: © Marilia Pierre

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu na tarde desta terça-feira (7) uma ação do programa Mãe Americanense junto às gestantes inscritas no projeto, residentes no território atendido pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São Jerônimo. A atividade foi realizada na sede da Diaconia São Judas Tadeu, que presta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e abordou o tema “Cuidados na gestação – Afeto e Vínculo”.

A segunda edição do programa conta com a participação de 40 mulheres. As atividades são promovidas junto aos Cras e às equipes dos SCFVs. São atendidas gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, que estão em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até um quarto de salário-mínimo e inscritas no Cadastro Único.

As atividades começaram em outubro e vão até dezembro, com encontros quinzenais. No encerramento do programa, são entregues kits de enxoval para os bebês.

Durante a realização do programa, as gestantes recebem orientações sobre os cuidados com a saúde, mudanças biopsicossociais, aleitamento materno, parto, planejamento familiar, formação do vínculo entre a mãe e o bebê, desenvolvimento humano e práticas educativas parentais, entre outros temas.

A primeira edição do Mãe Americanense foi concluída no dia 21 de outubro, com a participação de 31 gestantes e mães. Na ocasião, o prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi entregaram kits de enxoval para os bebês, composto de carrinho, banheira, produtos de higiene e roupas.

“O objetivo é apoiar e fortalecer os vínculos entre mães e filhos, garantindo os cuidados antes e após o nascimento dos bebês. As mamães recebem suporte de uma rede de apoio, orientações e informações importantes sobre a gestação, auxiliando na sua saúde e no desenvolvimento de seu bebê”, destaca a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

Fonte: Prefeitura de Americana

Acesse Também