Morre “Menina”, a Leoa do Parque Ecológico de Americana

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Martura

PUBLICIDADE

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” lamenta informar o falecimento da leoa Menina, que ocorreu no último domingo, dia 3 de dezembro, aos 21 anos de idade.

Em fevereiro deste ano, durante uma avaliação de rotina e exames médicos de rotina, foi detectada a presença de um nódulo tumoral na região do tórax de Menina. Além de lidar com um problema na coluna desde 2012, a equipe do Parque Ecológico aumentou a vigilância e os cuidados com a leoa.

Dadas as circunstâncias, Menina, devido à sua idade avançada e ao risco associado a cirurgia, recebeu tratamento paliativo e cuidados para manter seu bem-estar. Até então, ela demonstrava estabilidade e não sofria. Seu comportamento estava de acordo com sua idade e ela se alimentava normalmente.

No dia 2 de dezembro, Menina apresentou apatia e recusou a comida, e infelizmente, no dia seguinte, 3 de dezembro, foi constatado seu falecimento.

Uma necropsia foi realizada no Hospital Veterinário da FAM (Faculdade de Americana) pela equipe do Parque Ecológico, que identificou alterações nos linfonodos regionais, sugerindo possível disseminação do tumor e comprometimento de órgãos. A confirmação final será feita através de exames dos materiais coletados durante a necropsia, que foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.

Menina chegou ao Parque Ecológico ainda filhote em 2002, após ser resgatada de uma operação contra o tráfico ilegal de animais realizada pela Polícia Florestal em Indaiatuba (SP). Ela viveu por 21 anos no zoológico, ultrapassando a expectativa de vida da espécie, que é de 20 anos.

“Todos os membros da equipe do Parque Ecológico, incluindo tratadores, biólogos, veterinários e funcionários em geral, estão profundamente entristecidos com a perda de nossa querida Menina. Ao mesmo tempo, estamos orgulhosos de termos cumprido nosso dever de cuidar bem dela, proporcionando-lhe carinho e atenção”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.

Leia Também

Acesse Também