Número de assassinatos cai 1% no Brasil em 2022

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

PUBLICIDADE

Foram 40,8 mil mortes violentas no país ao longo de 2022 – o menor registro da série histórica do FBSP pelo segundo ano seguido. Alta das mortes no último trimestre, porém, acende alerta. Índice nacional de homicídios criado pelo g1 é baseado em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

O número de assassinatos caiu 1% no Brasil em 2022. Foram 40,8 mil mortes violentas em todo o país — média de mais de 110 vítimas por dia. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

O total de mortes violentas ainda é elevado, mas representa um alento: o Brasil atingiu o menor número da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007, e do Monitor da Violência, que coleta desde 2018. É o segundo ano seguido que isso acontece: em 2021, foram 41,2 mil mortes.

Os dados, no entanto, acendem um alerta: a tendência de queda de violência no país, iniciada em 2018, pode estar chegando ao fim, avisam especialistas.

Veja os principais destaques do levantamento:

O Brasil teve 40,8 mil assassinatos em 2022, o menor número da série histórica do FBSP – uma queda de 1% em relação a 2021;
No último trimestre, porém, um alerta: houve alta de 6,5% nas mortes;
Redução das mortes foi puxada por Norte (-3,5%) e Nordeste (2,2%);
Destaque para as quedas no Amapá (-28,5%) e Roraima (14,1%);
Mesmo com a queda nacional de 1%, 14 estados brasileiros tiveram alta de mortes;
Centro-Oeste puxou a alta (4,5%), liderado pelo Mato Grosso (24,1%);
Número de mortes voltou a subir em São Paulo (7,1%) e Minas Gerais (6,3%)
Segundo os especialistas, diversos fatores estão por trás dos indicadores de violência em queda nos últimos anos: políticas públicas estaduais, mudança nas dinâmicas dos grupos criminosos, mais recursos disponíveis para o setor da segurança pública, entre outros.

Fonte: globo.com

Foto: Getty Images/iStockphoto/direitos reservados

Leia Também

Acesse Também

É Tetra!

O Esmeralda conquistou o quarto título de Campeão Barbarense de Futebol 1ª Divisão num jogo inesquecível contra o já tetra e atual campeão São Fernando.

Vai dar tetra ou penta?

A final do Campeonato Barbarense de Futebol 1ª Divisão, o tradicional Varzeanão, acontece neste sábado, às 14h30, no Estádio Antônio Guimarães. O Esmeralda foi campeão