Passe livre vira trunfo de Lula e Bolsonaro contra abstenção; número de eleitores beneficiados dobra no 2º turno

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

PUBLICIDADE

A isenção das tarifas estará disponível a um total de 35,87 milhões de brasileiros no próximo domingo

No esforço para reduzir a abstenção, vai dobrar no segundo turno o número de eleitores que poderão ser beneficiados pela gratuidade nos transportes públicos nas capitais brasileiras, que concentram quase um quarto dos cidadãos aptos a voltar às urnas no próximo domingo. Em relação à votação de 2 de outubro, 17,98 milhões de pessoas a mais terão acesso ao passe livre, após todos os 26 centros do poder nos estados, além de Brasília, terem anunciado o incentivo para o exercício do direito ao voto. Nessas cidades, a isenção das tarifas estará disponível a um total de 35,87 milhões de eleitores — medida que foca, principalmente, em cerca de 7,1 milhões deles que não compareceram às seções no primeiro turno.

Naquela ocasião, a gratuidade valeu em 15 capitais, entre elas Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Outras duas, Cuiabá (MT) e Natal (RN), instituíran tarifas sociais, mais baratas. Agora, o estímulo contra a abstenção está garantido a prefeitos e governadores de todo o país que decidirem adotá-lo, depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir, na última terça-feira, que eles não serão penalizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal se empregarem recursos públicos para custear as passagens. Em sentido semelhante, na semana passada o Supremo Tribunal Federal (STF) também tinha formado maioria para manter a autorização à oferta da gratuidade nas eleições.

Fonte: Globo.com

Foto: Guito Moreto

Leia Também

Acesse Também

É Tetra!

O Esmeralda conquistou o quarto título de Campeão Barbarense de Futebol 1ª Divisão num jogo inesquecível contra o já tetra e atual campeão São Fernando.

Vai dar tetra ou penta?

A final do Campeonato Barbarense de Futebol 1ª Divisão, o tradicional Varzeanão, acontece neste sábado, às 14h30, no Estádio Antônio Guimarães. O Esmeralda foi campeão