Prefeitura divulga programação do “Novembro Negro” em Santa Bárbara

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Reprodução

PUBLICIDADE

A programação do “Novembro Negro” está repleta de arte, cultura, música, dança, poesia, troca de experiências e conhecimento. Preparadas pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Educação e Cultura e Turismo, em alusão ao “Dia da Consciência Negra”,


intervento all'apparato gastrointestinale

Intervento Gastroenterologico

Testo aggiuntivo sull’intervento gastrointestinale.

comemorado dia 20 de novembro, as atividades especiais promovem uma cultura de paz, respeito e equidade, envolvendo toda a população.

O primeiro evento será dia 7 de novembro, às 19 horas, com a abertura da Exposição “O Silêncio que Grita”, composta de painéis que retratam uma pesquisa documental e histórica sobre as populações invisibilizadas pela historiografia oficial da Vila de Santa Bárbara no século XIX. A exposição é parte inicial do Projeto “Anônimos: histórias não contadas”. Realizada pelas secretarias de Educação, Cultura e Turismo e Justiça e Relações Internacionais, a exposição será no Museu da Imigração e segue até dia 20 de novembro.

A Afro Bárbara – Feira de Arte + Cultura Afro Brasileira será no dia 18 de novembro (sábado), das 9 às 16h30, em frente ao Museu da Imigração e Centro de Memórias. O evento fomenta a divulgação da arte, artesanato, cultura e saber popular afro-brasileiro, com apresentações de escolas municipais, do Projeto Guri, da Capoeira “Força e Fé”, das “meninas da Ciranda/Candeeiro”, dança terapêutica: samba, maculelê e afoxé, da Companhia de Dança JK, com jazz e street dance, desfile afro e Grupo Alto Astral e comercialização de produtos e serviços culturais, valorizando o trabalho de artistas da região por meio da Economia Criativa e geração de renda. As inscrições para a Afro Bárbara seguem abertas até dia 10 de novembro para expositores via link https://linktr.ee/prefeiturasbo até o dia 10 de novembro.

No domingo (19) a concentração para o “Cortejo Afro” será às 8 horas, também em frente ao Museu da Imigração, com saída às 8h30 e percurso pelas principais ruas da cidade até a feira livre da Estação Cultural, onde haverá maracatu, capoeira e show de Samba.

O Dia da Consciência Negra (20) será celebrado com apresentações de coral afro, Fórum Religioso, música e roda de capoeira dos CIEPs “José Renato Pedroso” e “Leonel de Moura Brizola”, “Poeme-se Periferia”, com James Ribeiro, e Show do Samb’Ajuda, em frente ao Museu da Imigração e Centro de Memórias, das 9 às 12 horas.

Já no dia 27 de novembro haverá o “Seminário de Boas Práticas”, evento on-line para os educadores da Rede Municipal de Ensino. A realização é da Secretaria de Educação, com apoio Acheter cialis en ligne france

do CEDAC – Comunidade Educativa e Instituto ACAIA – Educação e Cultura para redução da desigualdade social.

Entre os dias 27 e 30 de novembro, encerrando a programação do “Novembro Negro”, haverá diálogos com mulheres pretas na Emefei “Antonia Fagnoli Furlan” e CIEP “Dom Eduardo Koaik” em eventos voltados aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Participam Karina Andrade, Fabrine Mara Fernandes, Damiana Helena de Souza, Adriana Brasil, Preta do Acarajé, Maricelia de Jesus Silva Xavier, Tânia Mara da Silva, Claudia Monteiro, Regina Hair e Ana Rainha.

Além disso, o “Novembro Negro” trará Mostras Culturais do Caic “Irmã Dulce” e dos CIEPs “José Renato Pedroso”, “Carmelina Pellegrino Cervone”, “Padre Victório Freguglia”, “Dom Eduardo Koaik” e “Angélica Sega Tremocoldi”. As apresentações dos alunos evidenciam a cultura negra que é tratada todo o ano letivo durante as aulas, referenciada pelas nas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08.

Confira a programação do Novembro Negro:

– Dia 7/11 (terça-feira), às 19 horas
Abertura da Exposição “O Silêncio que grita”, de 7 a 20/11
Visitação: de 7 a 30/11
Terça a sexta-feira: das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Local: Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Realização: secretarias de Educação, Cultura e Turismo e de Justiça e Relações Institucionais
Aberto ao público

– Dia 18/11 (sábado), das 9 horas às 16h30
Afro Bárbara – Feira de Arte + Cultura Afro Brasileira
Em frente ao Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Realização: secretarias de Educação e Cultura e Turismo
Aberto ao público

– Dia 19/11 (domingo)
Cortejo Afro
8h – Concentração em frente ao Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
8h30 – Saída do cortejo com percurso pelas ruas principais da área central chegando até a Feira Livre na Estação Cultural
10h- Show de samba na Estação Cultural | Avenida Tiradentes, 2, Centro
Realização: secretarias de Educação e Cultura e Turismo
Aberto ao público

– Dia 20/11 (segunda-feira), das 9 às 12 horas
Celebração do Dia da Consciência Negra
Em frente o Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Realização: secretarias de Educação e Cultura e Turismo
Aberto ao Público

– Dia 27/11 (segunda-feira), das 18h30 às 20h30
Seminário de boas práticas
Realização: Secretaria de Educação
Apoio: CEDAC – Comunidade Educativa e Instituto ACAIA – Educação e Cultura para redução da desigualdade social
Evento on-line para os educadores da Rede Municipal de Ensino

– Entre os dias 27 e 30/11 (segunda a quinta-feira)
Ciclo de diálogos Mulheres Pretas
Locais: Auditório da Emefei “Antonia Fagnoli Furlan” e CIEP “Dom Eduardo Koaik”
Realização: Secretaria de Educação
Evento para os alunos da Rede Municipal de Ensino

Acesse Também