O vereador Silvio Dourado (PL) intermediou e participou na sexta-feira (30) da assinatura de um convênio entre a prefeitura de Americana e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para adesão do município ao programa Famílias Fortes. O projeto promove oficinas para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o objetivo de prevenir comportamentos de risco, como o uso de álcool e outras drogas, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares.
Assinaram o convênio o prefeito de Americana, Chico Sardelli, e a secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ângela Vidal Gandra Martins. A assinatura foi feita na Câmara, antes da audiência pública que discutiu um projeto de emenda à Lei Orgânica de autoria de Silvio Dourado que prevê a criação de políticas públicas de fortalecimento dos vínculos familiares no município. Também participaram do ato a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, e o secretário municipal de Gestão de Convênios, Vinícius Zerbetto.
O programa usa a metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, e busca prevenir o uso de drogas, álcool, gravidez precoce e promover o bem-estar, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.
A adesão de Americana ao Famílias Fortes foi uma sugestão do vereador Silvio Dourado, que apresentou indicação na Câmara pedindo à prefeitura que formalizasse o convênio. O parlamentar é autor da lei municipal nº 6.612/2022, que instituiu a Estratégia Municipal de Fortalecimento dos Vínculos Familiares, e protocolou ainda indicação sugerindo a adesão do município ao programa Reconecte.
Dourado comemorou a assinatura do convênio e destacou a importância do programa para Americana. “A assinatura desse convênio foi a concretização de um objetivo que buscávamos desde o início do mandato, uma grande construção com intensa dedicação e empenho, seja através de reuniões na secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, seja nas visitas aos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) ou na apresentação das proposituras. Todas essas ações culminaram no momento histórico e relevante para o nosso município, uma conquista sem precedentes. Com esse convênio e a vinda do programa para Americana, nossa cidade passa a ter garantidas as políticas públicas de fortalecimento dos vínculos familiares”, disse.
“Agradeço ao vereador Silvio Dourado pelo trabalho e ao prefeito pelo apoio. Espero que sejam construídos vínculos de verdade para prevenir comportamentos de riscos futuros nos jovens de Americana. Nosso foco principal é cuidar das crianças, por meio da família. Tendo isso como base, organizamos nosso programa que está presente em diversas cidades do país”, disse a secretária Ângela Vidal.