Desde 2002, país teve 22 episódios como o da última segunda-feira (27) em SP. Porém, frequência aumentou recentemente
O Brasil registrou 22 ataques de violência extrema em 23 escolas desde 2002, segundo levantamento da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O número, que pode não parecer tão alto, é alarmante se considerado o recorte mais recente: mais de um terço (9) desses registros ocorreu desde junho do ano passado.
Especialistas ouvidos pelo R7 jogam luz para esta escalada da violência nas instituições de ensino, e comentam que, de modo geral, casos midiáticos e de repercussão nacional tendem a influenciar potenciais autores, inclusive devido a falhas na cobertura jornalística.
Daí, portanto, se pode explicar a maior frequência desses episódios nos últimos anos.
“Isso influencia os próximos ataques. Se observarmos os ataques, são sempre parecidos com algum outro que já ocorreu, e muitas vezes baseado nesses, como no de Suzano, por exemplo”, afirma Elaine Alves, psicóloga com pós-doutorado em luto, emergências e desastres, do Instituto de Psicologia da USP.
O massacre na E. E. Raul Brasil, no município da Grande São Paulo, em março de 2019, exemplifica o argumento da psicóloga.
Os dois autores possuíam inspirações no ataque em Columbine, nos Estados Unidos, 20 anos antes, e parte dos métodos foram seguidos no caso da última segunda (27), na zona oeste de São Paulo, onde uma professora foi morta a facadas por um adolescente.
Essa corrente de influências se deve também à divulgação massiva de informações e imagens relacionadas aos autores na mídia e nas redes sociais, pontua Alves.
Por isso, o EWA (Education Writers Association), associação americana de jornalistas que cobrem educação, recomenda evitar a exposição excessiva dos nomes e fotos de autores e das cenas do ataque, a fim de evitar uma forma de atribuição de heroísmo aos agressores.
“É muito preocupante divulgar o rosto dos autores, como fizeram com o adolescente que atacou a escola em São Paulo. Viralizaram várias cenas do ataque. É o tipo de coisa que faz mal para os familiares, as pessoas da escola, não é algo bom. É um desrespeito, uma violência”, afirma a psicóloga.
Fonte: r7.com