Um “apagão” no início do jogo contra o lanterna Joseense fez o União Barbarense levar dois gols em menos de cinco minutos e foi decisivo para que a equipe não conseguisse vencer e somar três pontos no Campeonato Paulista de Futebol Profissional Série A-4. A partida realizada ontem em Guaratinguetá, no Estádio Municipal Professor Dario Rodrigues Leite, foi válida pela 6ª Rodada da 1ª Fase.
Aos 2 minutos, Fernandinho penetrou na área alvinegra pela direita e disparou um tiro cruzado fazendo 1 x 0 para o Joseense. Aos 4:30, o centro-avante Dioran recebeu livre dentro da área pelo lado esquerdo e bateu no canto do golerio Maicon fazendo o surpreendente placar de 2 x 0 para o Joseense com menos de cinco minutos de jogo.
Chovia no Vale do Paraíba e o União começou a pressionar em busca de gols. Com a ajuda do gramado encharcado, eles aconteceram. Primeiro, com o zagueiro Vitor Felipe aos 28 do 1º Tempo. Depois, com Khawhan aos 44 também da primeira etapa. Khawhan, inclusive, foi eleito pela Equipe Líder da Rádio Luzes o melhor em campo e recebeu pela segunda vez o Troféu Capitão Ademir Gonçalves oferecido pela Yes Viagens! e pela Imprinti.
No 2º Tempo, o jogo ficou equilibrado e não teve gols. As alterações feitas pelo técnico Lúcio Borges deixaram o União com menos força e, assim, o Leão da 13 não conseguiu passar pelo último colocado da competição e terminou a rodada em 11º lugar com 6 pontos, a 3 pontos do G-8 e a 3 pontos da zona de rebaixamento.
Poucas pessoas pagaram para ver o jogo, mas um pequeno grupo de torcedores do União encarou a chuva e se fez presente.
No próximo sábado, às 15h, o União vai jogar contra o Nacional em São Paulo. O Naça perdeu ontem para o Barretos fora de casa, de virada, por 3 x 1, e está em 9º lugar com 7 pontos.
Por José Flávio Scavassa