Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta terça-feira (5), o Projeto de Lei nº 43/2025, que reconhece o Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães — conhecido carinhosamente como “Toca do Leão” — como patrimônio cultural, histórico e esportivo do município de Santa Bárbara d’Oeste. O projeto agora segue para sanção do prefeito Rafael Piovezan, que tem o prazo de 15 dias úteis para decidir se sanciona ou veta a proposta.
A medida representa um importante passo para garantir a preservação e valorização de um dos maiores símbolos do esporte barbarense: o estádio que há seis décadas abriga os jogos do União Agrícola Barbarense Futebol Clube, o tradicional “Leão da Treze”.
Um marco da história barbarense
Inaugurado em 1921, o estádio foi palco de momentos memoráveis para gerações de torcedores unionistas. O mais recente deles foi o título do Campeonato Paulista da Série A-4, conquistado pelo União no dia 26 de abril de 2025 — um feito que reacendeu o orgulho do torcedor e reforçou a importância do estádio como patrimônio esportivo da cidade.
Durante a sessão, diversos vereadores usaram a tribuna para expressar apoio com a aprovação do projeto.
O vereador Celso Ávila destacou sua ligação pessoal com o clube:
“Votar esse projeto é um motivo de muita alegria para mim, pois ser unionista é desde o berço e é para a vida toda. Lá no hospital Santa Bárbara quando minha mãe me gerou, meu coração já era preto e branco. Quando Deus nos coloca frente a um projeto desse, a gente vota com muita alegria.”
Paulo Monaro reforçou a necessidade de preservar a história do clube:
“Damos mais um passo para evitar que nosso estádio, o Antônio Lins Ribeiro Guimarães, seja demolido. Que possamos garantir que a história do União Barbarense continue sendo contada. Que os nossos filhos e os nossos netos possam ter a mesma alegria que eu tive, e que os nossos pais tiveram, que é ver o União jogar em sua casa.”
Já o vereador Juca lembrou sua própria vivência no clube e o vínculo familiar com o estádio:
“Constantemente temos dado apoio e quem sabe contribuído, até porque quando adolescente joguei pelo União Barbarense, meu irmão foi campeão como júnior, a gente tem uma história. Meu pai frequentou o campo a vida toda, e nós crescemos acompanhando ele frequentando lá.”
Alex Dantas contou sua trajetória de vida ligada ao clube:
“Se hoje estou em Santa Bárbara d’Oeste, se bebi desta água, aqui casei e constituí família, foi graças ao União Barbarense. Aos 17 anos vim para essa cidade e joguei profissionalmente. Disputei a Série C do Brasileiro e meu nome saiu no BID nacional por causa do União Barbarense. Tenho um amor muito grande por esse time, essa paixão do barbarense.”
Próximos passos
Com a aprovação unânime da Câmara, o projeto aguarda agora a sanção do prefeito Rafael Piovezan. Caso seja vetado, a proposta retorna à Câmara Municipal, onde caberá ao presidente da Casa decidir pela promulgação da lei.
Se sancionado, o reconhecimento como patrimônio poderá garantir medidas de proteção ao estádio, impedindo futuras tentativas de descaracterização ou demolição do espaço, além de abrir caminho para políticas públicas de valorização e conservação do local.
Um templo preservado
Mais do que um estádio, a “Toca do Leão” é parte da memória coletiva de Santa Bárbara d’Oeste. A aprovação do Projeto de Lei 43/2025 é um gesto de respeito à história esportiva da cidade e ao sentimento de pertencimento de milhares de torcedores.
Agora, os olhos se voltam para o Executivo Municipal, na expectativa de que a história, o esporte e a cultura local sejam reconhecidos e protegidos como merecem.








