Polícia Militar implanta 127 câmeras corporais nas ruas de Santa Bárbara e Americana

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Policiais militares de Santa Bárbara d’Oeste e Americana passaram a atuar com câmeras corporais acopladas às fardas. A tecnologia, conhecida como COP (Câmera Operacional Portátil), foi implantada em junho deste ano e tem como objetivo ampliar a transparência nas abordagens, proteger os agentes e garantir registros visuais das ocorrências.

Em Santa Bárbara d’Oeste, 39 câmeras estão em operação. Já em Americana, são 88 dispositivos em uso. Os dados foram divulgados pelo 19º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), responsável pelo policiamento em ambas as cidades. Ao todo, o batalhão conta com 127 equipamentos, os primeiros do tipo a serem utilizados na região.

As COPs fazem parte da terceira fase de implementação do projeto estadual, que prevê a utilização de 15 mil câmeras corporais até o primeiro trimestre de 2026, segundo a plataforma Muralha Paulista. A próxima etapa de distribuição dos dispositivos está prevista para setembro, conforme o cronograma da Polícia Militar.

Além de registrarem imagens e sons durante o turno dos policiais, as câmeras também servem como complemento aos sistemas fixos de monitoramento e são consideradas essenciais na produção de provas em ocorrências.

Expansão regional

Na região, o 48º BPM/I que cobre os municípios de Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia, já conta com 159 câmeras em operação desde maio. No entanto, o batalhão não divulga o número por cidade, alegando questões de segurança operacional.

Com a implantação das COPs, a Polícia Militar reforça a política de modernização tecnológica e busca consolidar o uso das câmeras como padrão em todas as unidades do estado.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp