Vereadores de Santa Bárbara cobram reforço em saúde, segurança e infraestrutura no Parlamento da RMC

Foto: Divulgação/Câmara Municipal

A cidade de Indaiatuba foi sede, nesta sexta-feira (26), da sexta reunião ordinária de 2025 do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Embora o tema principal do encontro tenha sido mobilidade urbana, o espaço também serviu para que Santa Bárbara d’Oeste apresentasse pedidos considerados emergenciais.

Representando o município, os vereadores Paulo Monaro (PSD) e Carlos Fontes (União Brasil), juntamente com o presidente da Câmara, Júlio César Kifú (PL), protocolaram uma Moção de Apelo voltada ao colegiado metropolitano. O documento solicita que o Parlamento interceda junto ao Governo do Estado para que Santa Bárbara receba investimentos em áreas estratégicas.

Entre as demandas estão o envio de novas viaturas, caminhões-tanque e aumento de efetivo para o Corpo de Bombeiros; a construção de um hospital municipal; a aquisição de ambulâncias equipadas com UTI Neonatal; e a implantação de alças de acesso que conectem a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) à Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306), facilitando o tráfego de veículos em direção ao centro da cidade.

O texto ressalta ainda a preocupação com os incêndios recorrentes durante o período de estiagem e cita como exemplo o episódio de 21 de setembro, quando quatro automóveis foram destruídos pelas chamas e a corporação chegou somente após moradores controlarem o fogo. “Não podemos admitir que vidas e patrimônios fiquem vulneráveis por falta de condições adequadas aos Bombeiros. Esse é um pedido urgente ao Parlamento da RMC”, afirmou o vereador Paulo Monaro.

Carlos Fontes reforçou a necessidade dos investimentos e destacou a representatividade da cidade. “Santa Bárbara tem mais de 200 mil habitantes, ultrapassa dois séculos de história e conta com aproximadamente 145 mil eleitores, mas ainda não possui hospital municipal, nem ambulâncias de UTI Neonatal. Além disso, precisamos de melhorias viárias que facilitem a entrada da população e visitantes pela Bandeirantes. Chegou a hora de o Estado olhar com mais atenção para nossa cidade”, declarou.

O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara de Indaiatuba, Dr. Túlio José Tomas do Couto, do prefeito Dr. Custódio Tavares, além de representantes da Via Appia Concessões, responsável pela SP-075, e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, Marcelo Coluccini.

Para o presidente do Legislativo barbarense, Júlio César Kifú, a participação no colegiado fortalece a articulação política em defesa de Santa Bárbara. “A integração regional é fundamental para termos voz junto ao Governo do Estado e conquistarmos os investimentos que a nossa população espera há tanto tempo”, enfatizou.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp