O árbitro barbarense Raphael Claus voltou a figurar entre os principais nomes da arbitragem mundial. A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou nesta segunda-feira (27) a lista dos 25 indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025, e o nome do profissional de Santa Bárbara d’Oeste aparece novamente entre os concorrentes, pelo segundo ano consecutivo.
Claus, de 46 anos, divide a representação brasileira com Wilton Pereira Sampaio. O atual detentor do prêmio é o francês François Letexier, também entre os indicados deste ano.
Na edição anterior, o árbitro barbarense conquistou o nono lugar no ranking, sendo o melhor não europeu da lista. Reconhecido pela regularidade e firmeza em campo, Claus integra o quadro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e é considerado um dos principais nomes da arbitragem nacional.
Na atual temporada, ele já apitou 27 partidas por competições da CBF, incluindo 18 jogos da Série A do Brasileirão, quatro da Série B e cinco da Copa do Brasil. Pela FPF (Federação Paulista de Futebol), participou de seis partidas do Paulistão, entre elas o jogo de ida da final entre Palmeiras e Corinthians, vencida pelo time alvinegro.
No cenário internacional, Claus tem consolidado sua carreira. Em 2024, ele foi o responsável pelo apito da final da Copa América, entre Argentina e Colômbia, vencida pelos argentinos.
De acordo com a FPF, apenas dois brasileiros já conquistaram o título de melhor árbitro do mundo pela IFFHS: Romualdo Arppi Filho (1987) e José Roberto Wright (1990).
Os vencedores da edição 2025 serão anunciados no dia 10 de dezembro, em cerimônia que também revelará os melhores jogadores, técnicos e equipes do planeta.








