‘Dinheiro esquecido’: resgate de valores no Banco Central começa hoje. Saiba como fazer

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Reprodução

PUBLICIDADE

Saques serão autorizados às 10h desta terça; quase 20 milhões de consultas já foram feitas

Brasileiros podem, a partir das 10h desta terça-feira, sacar os valores a que tenham direito e estão “esquecidos” em bancos, instituições financeiras e cooperativas. Até o momento, mais de 5,5 milhões das consultas feitas ao site do Banco Central deram um resultado positivo, ou seja, indicando que o CPF consultado tinha algum valor a receber.

A consulta foi liberada após 11 meses bloqueados. Há R$ 6 bilhões “esquecidos” nos bancos. Segundo a instituição, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. A consulta aos valores “esquecidos” estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques.

O sistema de consulta está com novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no Whatsapp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR.

Também há uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Além dessas melhorias, haverá a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Fonte: globo.com

Acesse Também