FPF define formato do Paulistão Série A3 de 2026 e estuda uso do VAR nas fases decisivas

Foto: Arquivo/Divulgação

A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou na tarde desta quinta-feira (16), no Edifício Pelé, em São Paulo, o conselho técnico do Campeonato Paulista Série A3 de 2026. O encontro reuniu representantes dos 16 clubes participantes e definiu as diretrizes da próxima edição, que será disputada entre 24 de janeiro e 26 de abril.

Entre as principais novidades, a FPF anunciou a possibilidade de utilização do árbitro de vídeo (VAR) a partir das quartas de final. A decisão final sobre o uso da tecnologia será tomada em um novo conselho técnico com as oito equipes classificadas para essa fase. Caso seja aprovada, será a primeira vez que o recurso será empregado na história da Série A3.

Durante o encontro, também foi confirmada a extinção da parceria com a Sicredi, patrocinadora das últimas temporadas, e uma redução no valor das cotas pagas aos clubes, embora os montantes não tenham sido divulgados oficialmente.

Outra alteração importante será a pausa obrigatória para hidratação em todas as partidas, independente do horário ou das condições climáticas. Em dias de altas temperaturas, poderão ocorrer duas paradas por tempo, como medida de segurança e bem-estar dos jogadores.

O formato da competição será mantido: na primeira fase, os 16 clubes se enfrentam em turno único, classificando-se os oito melhores para a etapa seguinte. As quartas, semifinais e finais ocorrerão em jogos de ida e volta, com decisão nos pênaltis em caso de empate no placar agregado.

Os clubes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, enquanto a Lista B, voltada a jogadores das categorias de base, seguirá com inscrições ilimitadas.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp