Cerimônia ecumênica foi celebrada pelo papa Francisco; corpo de Bento XVI será sepultado na Basílica de São Pedro
Após três dias de velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o funeral do papa emérito Bento XVI foi realizado nesta quinta-feira (5), iniciado às 5h30 (horário de Brasília). A cerimônia ecumênica foi celebrada pelo Papa Francisco (veja acima as imagens da TV do Vaticano).
Segundo a Santa Fé, o funeral foi realizado com a maior simplicidade, como desejado por Bento XVI. Além disso, o religioso recebeu todas as honrarias de um papa morto, mesmo que tenha deixado o papado em 2013.
O corpo de Bento XVI foi colocado em um caixão de cipreste, retirado da Basílica e levado à Praça São Pedro. Dentro, foram colocados moedas e medalhas que recebeu durante o período que foi pontífice; além de um cilindro de chumbo com um texto em latim que descreve feitos do religioso. Pálio, faixa de lã branca, como as que os papas utilizam nos ombros, como manda a tradição.
Os funerais papais, geralmente, atraem chefes de Estados de todo o mundo, porém delegações da Itália e da Alemanha foram as únicas presentes de forma oficial, que são os países de Bento XVI. Representantes de outros países puderam participar, mas de forma privada.
Após a cerimônia, o corpo do papa emérito será levado novamente para a Basílica de São Pedro e enterrado em uma cripta.
Vaticano/Reuters
Em 13 de fevereiro de 2013, Bento XVI anunciou que iria renunciar ao pontificado devido à idade avançada e disse que não tinha mais forças para exercer o ministério. Desde então, Bento XVI mora no Vaticano e recebeu o título de papa emérito.
Anos após a renúncia de Bento XVI, um documento de 2020 revelou que ele teria acobertado quatro casos de pedofilia na Alemanha antes de se tornar líder da Igreja Católica. Os casos teriam ocorrido quando ele era arcebispo de Munique, na Alemanha. O relatório também identificou 497 vítimas de abuso entre 1945 a 2019.
Bento XVI apresentou uma piora no quadro de saúde na última quarta-feira (28) e papa Francisco pediu aos fiéis, que participavam da Audiência Geral, orações ao religioso. Mas em 31 de dezembro, o Vaticano confirmou que o papa emérito morreu aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde morava desde a renúncia.
Fonte: Band.com
Foto: Vaticano/Reuters