A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Bárbara d’Oeste identificou, por meio do setor de inteligência e com apoio de imagens de videomonitoramento e câmeras de residências, o responsável por um incêndio registrado na noite do último sábado (13) em área localizada às margens da Avenida Santa Bárbara, no Jardim Alphacenter.
O infrator, morador do município, foi localizado e autuado. Ele recebeu duas multas que, somadas, ultrapassam R$ 9,8 mil.
A ação ocorre poucos dias após outro caso semelhante: no fim da semana passada, a GCM também havia encontrado o autor de um incêndio em vegetação às margens da Avenida Conceição Martins Machado, no bairro Terras de Santa Bárbara. Nesse episódio, o cidadão foi multado em R$ 4,8 mil.
De acordo com a administração municipal, a fiscalização contra queimadas segue intensificada, com apoio da GCM, Defesa Civil e outros setores da Prefeitura. A população pode colaborar denunciando atitudes suspeitas ou focos de incêndio pelos telefones 153 e (19) 3458-1388 (Guarda Municipal), 199 (Defesa Civil), 180 (Disque Denúncia) e 190 (Polícia Militar).
Operação São Paulo Sem Fogo 2025
As medidas fazem parte da “Operação São Paulo Sem Fogo 2025”, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 7.667, em vigor desde maio. O programa busca reduzir ocorrências durante o período de estiagem, quando a baixa umidade do ar, a queda das temperaturas e a redução do nível dos mananciais aumentam o risco de incêndios em áreas de cobertura vegetal.
Nesta semana, inclusive, o Governo do Estado de São Paulo instalou o Gabinete de Crise para o período seco no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes.
Orientações à população
Durante os meses críticos, a Defesa Civil reforça medidas de prevenção, como manter hidratação adequada, consumir frutas e verduras para evitar desidratação, economizar água e energia e redobrar atenção com o descarte de cigarros, soltura de balões e queimadas irregulares.
A operação é pautada em três níveis de criticidade da umidade relativa do ar (URA):
- Atenção: entre 20% e 30%, com alertas e vistorias preventivas;
- Alerta: entre 12% e 20%, quando há intensificação do monitoramento e das orientações;
- Emergência: abaixo de 12%, com ativação do plano de contingência e mobilização de equipes especializadas.








