Lula desembarca em Portugal em primeira viagem à Europa no terceiro mandato; veja a agenda

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Andre Borges/EFE

PUBLICIDADE

Presidente ficará seis dias na Europa para encontros com autoridades e entrega do Prêmio Camões para Chico Buarque. Guerra na Ucrânia e acordo Mercosul-União Europeia estão no radar.

O presidente Lula desembarcou em Lisboa na manhã desta sexta-feira (21) para uma agenda de seis dias de encontros em Portugal e, também, na Espanha. Entre os temas no roteiro do petista estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

O Itamaraty informou que a viagem do presidente para Portugal e Espanha está “no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo”.

Lula deve retornar ao continente no início de maio, onde participará da coroação do rei Charles III e se reunir com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.

Confira, a seguir, a agenda de Lula para os próximos dias.

Agenda em Portugal
Sexta (21): previsão de chegada a Lisboa.
Sábado (22): participa de cerimônia de boas-vindas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e deposita flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. Almoça com o primeiro-ministro português, António Costa, e participa da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, cúpula bilateral retomada após sete anos. Os dois governos assinarão pelo menos 13 documentos, entre os quais, um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.
Domingo (23): não há previsão de compromissos oficiais.
Segunda (24): viagem à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, a fim de incentivar a venda das aeronaves. Retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.
Terça (25): Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa.

Agenda na Espanha
Terça (25): viaja para Madrid para participar de um fórum empresarial. Existe a possibilidade de um encontro com o rei espanhol, Felipe VI.
Quarta (26): último compromisso da viagem deve ser uma reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos.
Acordo Mercosul-UE
Brasil e Espanha têm interesse na resolução dos impasses que adiam a implementação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que os dois países assumirão ainda neste ano as chefias dos dois blocos.

A política ambiental de Bolsonaro, que resultou na alta do desmatamento, dificultou a negociação.

O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.

Fonte: globo.com

Leia Também

Acesse Também

Futebol é aqui, ó!

Neste sábado, a partir das 13h, a Equipe Líder da Rádio Luzes (AM 1360 + FM 80,7 + www.radioluzes.com.br + YouTube – Rádio Luzes Oficial)