Lula é eleito presidente do Brasil na votação mais apertada da história

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

PUBLICIDADE

Ex-presidente vai comandar o país para seu terceiro mandato após 12 anos; Bolsonaro se torna primeiro presidente que não se reelege

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30) ao vencer o segundo turno das eleições com mais de 50% dos votos válidos. Lula volta a governar o Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023 após 12 anos. Eleito em 2002, reeleito em 2006, o petista de 77 anos completados na quinta-feira (27) irá para o seu terceiro mandato como presidente.

99,99% das seções totalizadas
Lula (PT) 50,90% x 49,10% Jair Bolsonaro (PL)
60.345.258 votos x 58.205.943 votos

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu se reeleger. Esta é a primeira vez desde que o sistema eleitoral passou a permitir a reeleição do executivo, em 1998, que um presidente em seu primeiro mandato é derrotado em uma tentativa de reeleição.

Foi a eleição mais polarizada e acirrada da história. E também a votação mais apertada, com uma diferença de 1,8 ponto percentual (2,14 milhões de diferença de votos a favor de Lula). Até então, a votação mais apertada aconteceu em 2014, quando Dilma Rousseff (PT) derrotou Aécio Neves (PSDB) por uma diferença de 3,28 pontos percentuais (3.459.963 votos).

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), será o vice-presidente do Brasil. Alckmin tentou se eleger presidente por duas vezes, sem sucesso. Com a aliança com Lula, o ex-tucano volta à cena política com grande relevância.

A apuração mostrou uma disputa muito acirrada entre os dois candidatos. Bolsonaro começou na frente na apuração dos votos, mas a diferença foi caindo até que, às 18h44, Lula passou à frente com 50,01% dos votos. A partir de então, a distância dos votos válidos só foi aumentando a favor do petista.

Lula confirmou a preferência do eleitor registrada no primeiro turno, quando obteve 48,43% dos votos válidos (total de 57.259.504 votos) contra 43,20% (51.072.345 votos) de Bolsonaro. Ele vai governar um país com Congresso fortalecido no bolsonarismo. Bolsonaro obteve o apoio de muitos governadores, principalmente no Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, e ainda conseguiu eleger o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) como governador de São Paulo.

No segundo turno, Lula conseguiu um importante apoio da presidenciável Simone Tebet (MDB), da deputada federal eleita Marina Silva (Rede) que participaram ativamente da campanha do segundo turno. Teve ainda apoio do PDT, partido do candidato Ciro Gomes.

Com o resultado deste domingo, o PT volta ao poder seis anos depois de a presidente Dilma Rousseff ser afastada do cargo de Presidente da República após sofrer um impeachment.

Fonte: Band.com.br

Foto:Fábio Tito/g1

Leia Também

Acesse Também

Moacyr Franco é um show!

Ele cantou, dançou, brincou e beijou… na boca! Moacyr Franco fez um show simples, mas com energia contagiante no último domingo (dia 30), no Complexo

É Tetra!

O Esmeralda conquistou o quarto título de Campeão Barbarense de Futebol 1ª Divisão num jogo inesquecível contra o já tetra e atual campeão São Fernando.

Vai dar tetra ou penta?

A final do Campeonato Barbarense de Futebol 1ª Divisão, o tradicional Varzeanão, acontece neste sábado, às 14h30, no Estádio Antônio Guimarães. O Esmeralda foi campeão