Presidente da Câmara de Sta. Bárbara concedeu entrevista exclusiva à Rádio Luzes e falou sobre as contas do ex-prefeito Denis Andia que foram rejeitadas
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d`Oeste, Paulo Monaro (MDB), recentemente empossado, concedeu entrevista exclusiva ao programa Dia a Dia, da Rádio Luzes (AM 1360 e www.radioluzes.com.br), apresentado por José Flávio Scavassa.
Monaro analisou sua apertada vitória na eleição que ocorreu em Dezembro. Ele era suplente até o meio do ano passado e assumiu uma cadeira na Câmara devido ao falecimento do vereador Herb de Oliveira Martins, o “Uruguaio”. A disputa com o veterano vereador Carlos Fontes (União Brasil) foi apertada: 10 a 9. Fontes teria tido a preferência do prefeito Rafael Piovezan (também do MDB) e seus aliados, entre eles o ex-prefeito Denis Andia (MDB) que tem seis contas com restrições apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
O novo presidente disse que pretende formar uma comissão para rever o Regimento Interno da Câmara. Mesmo antes desse trabalho, mudanças já estão em andamento na Casa. O expediente ficou maior e agora vai das 8h às 18h com atendimento presencial. Todos os funcionários que ainda trabalhavam em home office devido à pandemia foram convocados para voltar ao trabalho normal. As sessões da Câmara não terão mais o limite de cinco horas de duração. Elas poderão ser prorrogadas por até mais três horas se houver o pedido de algum parlamentar.
Monaro disse que a possibilidade de que cada vereador possa contratar um segundo assessor parlamentar também está na sua pauta. “Nós estaremos abrindo uma conversa sobre isso. Estamos aguardando o resultado final do Censo e temos também o exemplo de Americana. Existe um estudo mostrando que um município pode ter um assessor para cada vereador a cada 100 mil habitantes”.
Paulo Monaro criticou com veemência os dados preliminares do Censo Demográfico 2022 que está sendo concluído em Santa Bárbara. Para ele, a cidade já ultrapassou os 200 mil habitantes. Monaro, inclusive, coloca a questão do Censo como uma das suas três principais prioridades. Acima dele, apenas a saúde e a segurança do município.
Na avaliação de Monaro, o governo do prefeito Rafael Piovezan até o presente momento merece nota 7,5.
Sobre a votação das contas rejeitadas do ex-prefeito Denis Andia, Monaro disse que é “escravo do regimento” e que vai cumprir os prazos regulamentares. A partir de hoje (27), o presidente já pode nomear os integrantes da comissão de análise caso os líderes dos partidos não o façam. “Meu papel é botar tudo para andar”.
Quanto à votação das contas, Monaro disse que “cada vereador deve votar de acordo com sua consciência. Quem julgou essas contas não foram os vereadores. A culpa por aprovar ou rejeitar não é do vereador. A Câmara é soberana para decidir se aceita ou não o relatório do Tribunal de Contas”.
Se tiver pelo menos uma conta rejeitada, Denis Andia que foi o primeiro prefeito eleito e reeleito na história de Santa Bárbara d`Oeste pode ficar inelegível.
A íntegra dessa entrevista você pode conferir na página da Luzes no Youtube através desse link https://www.youtube.com/watch?v=mp-ib94Vdlo.
Da Redação
Foto: Rede Social Paulo Monaro