Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro da Série C, Ponte Preta e Guarani se enfrentaram em um dérbi campineiro oficial — e a estreia terminou empatada. Em jogo válido pela 15ª rodada da competição, disputado na tarde deste sábado (2), no Estádio Moisés Lucarelli, as equipes ficaram no 1 a 1, em partida marcada por equilíbrio, emoção e presença recorde de público em Campinas no ano: 14.004 torcedores estiveram no Majestoso.
Com o resultado, a Ponte Preta chegou a 27 pontos e segue entre os líderes da competição. A equipe, que ocupa provisoriamente a vice-liderança, aguarda o complemento da rodada para saber se manterá a posição. A vantagem em relação ao nono colocado, o CSA, é de oito pontos, mantendo a Macaca em situação confortável na briga por vaga no G8.
Já o Guarani, que tenta se reabilitar na Série C, segue fora da zona de classificação. Com 17 pontos, o Bugre permanece na 12ª posição. A diferença para o Floresta, que fecha o grupo dos oito primeiros, é de três pontos. Por outro lado, o clube também está a apenas três do Itabaiana, primeiro time na zona de rebaixamento.
Jogo movimentado no segundo tempo
O primeiro tempo teve muita disputa e marcação, mas poucas oportunidades claras de gol. A Ponte tentou pressionar no início, enquanto o Guarani adotou uma postura mais cautelosa, apostando na organização defensiva. Finalizações perigosas de Lucas Cândido e Bruno Santos exigiram boas defesas dos goleiros Pedro Rocha e Andrey, respectivamente.
Na segunda etapa, o duelo ganhou em emoção. Aos 15 minutos, Elvis abriu o placar para a Ponte Preta com uma bela cobrança de falta, sem chances para o goleiro bugrino. O Guarani respondeu aos 25 minutos: Bruno Santos iniciou a jogada, Cicinho cruzou na medida e Mirandinha, de voleio, deixou tudo igual.
Nos minutos finais, os dois times criaram chances para vencer. O Guarani teve a melhor oportunidade com Ryuta Takahashi, que finalizou livre, mas por cima do gol. A Ponte quase marcou nos acréscimos com um chute de Serginho que acertou o travessão, levando os torcedores ao delírio — e ao alívio em seguida.
Próximos compromissos
A Ponte Preta volta a campo no próximo sábado (9), às 17h, fora de casa, contra o Botafogo-PB. O Guarani também joga no sábado, mas no Estádio Brinco de Ouro, onde recebe o Ypiranga-RS às 19h30.








