Produção industrial recua 0,2% em fevereiro, 3º mês sem crescimento

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
UESLEI MARCELINO/REUTERS

PUBLICIDADE

Setor responsável por 20% do PIB sofre com nível das taxas de juros e figura em patamar 2,6% abaixo do período pré-pandemia

A produção industrial brasileira recuou 0,2% em fevereiro e emendou o terceiro mês seguido sem crescimento, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a série negativa apresenta pela PIM (Pesquisa Industrial Mensal), o setor responsável por cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) figura 2,6% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 19% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

“Embora a produção industrial tenha mostrado alguma melhora no fim do ano passado, este início de 2023 apresenta perda na produção e permanece longe de recuperar os índices do passado recente”, afirma André Macedo, gerente responsável pela pesquisa.

Com os três meses no vermelho, a atividade do setor industrial acumula baixa de 0,6% no período de perdas. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção está 2,4% menor.

O novo resultado negativo surge em meio a críticas da indústria ao elevado patamar da taxa básica de juros. Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a manutenção da taxa Selic no maior patamar dos últimos seis anos é “equivocada” e “apenas traz custos adicionais para a atividade econômica”.

Os reflexos da baixa produção e do aumento das dificuldades de financiamento já são amplamente sentidos pelo setor automobilístico. Na tentativa de driblar a queda das vendas, diversas montadoras concederam férias coletivas aos trabalhadores no início deste ano.

Fonte: r7.com

Leia Também

Acesse Também