O vereador Vagner Malheiros (NOVO) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre profissionais da rede de atendimento de saúde para diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro Autista).
No documento, o parlamentar explica que é fundamental que o diagnóstico seja feito por profissionais capacitados, como psiquiatras infantis e neuropediatras, pois se trata de um distúrbio complexo que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento da criança.
“Muitas mães relatam que o município não dispõe desses profissionais. Somente com o laudo de diagnóstico a criança tem direito a frequentar a APAE e receber todo o apoio necessário. Isso inclui atendimento com profissionais da educação, terapia ocupacional e fonoaudiologia, entre outros”, aponta Malheiros.
O autor pergunta se há psiquiatras infantis e neuropediatras na rede de atendimento médico do município; se há pretensão e previsão de contratação desses profissionais; e quantas crianças estão aguardando, sem atendimento, avaliação profissional para obtenção laudo confirmatório de TEA.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (7). Se aprovado, será encaminhado à Prefeitura para resposta